O TranspoQuip Latin America é um evento com foco em infraestrutura de transporte para os setores: rodoviário, aeroportuário, ferro- e metroviário e portuário. A feira de negócios foi lançada em 2008 diante o cenário positivo da economia brasileira, e frente ao desafio do País em melhorar suas vias de transporte.
A cada ano, o evento reúne um número crescente de expositores e visitantes e exibe uma oferta de produtos mais completa orientando os profissionais da indústria em suas decisões de compra.
Além da feira de negócios com a exposição das novidades em equipamentos e soluções para o setor, o evento possui um programa de conferências com os assuntos mais relevantes do ano, ministrados por especialistas.
O evento também promove o Prêmio Inovação, reconhecendo a empresa com a solução mais empreendedora da edição. O prêmio é decidido por intermédio de um júri técnico e do voto popular.
A sétima edição do TranspoQuip Latin America começa hoje (28/10) e segue até dia 30 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. O horário da feira de negócios é das 12h às 20h. O programa de conferências é das 09h às 19h.
Novidades
Na oportunidade o Grupo Digicon, embaixador no evento, apresentará uma das suas soluções, o validador eletrônico DG Smart, que faz o reconhecimento facial dos usuários na catraca do ônibus, evitando que sejam cometidas fraudes.
A nova tecnologia vai equipar a maior parte das operadoras de transporte urbano de São Paulo até janeiro de 2015. De acordo com Hélgio Trindade Filho, diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, parte da frota da SPTrans já está operando com o novo sistema. “A mudança vai impactar positivamente o transporte público da Capital paulista, pois permitirá redução de fraudes nas utilizações dos cartões de Bilhete Único.
Outra tecnologia em destaque na TranspoQuip é o Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real, o chamado Scats. A solução permite alterar automaticamente os períodos em que os semáforos estão verdes, conforme a aproximação de veículos em cruzamentos.
A ação ocorre com o auxílio de detectores virtuais equipados com câmeras de vídeo. Um dos casos mais recentes e positivos de utilização da tecnologia foi na cidade de Recife (PE).
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o município obteve melhorias no desempenho das suas vias graças a essa tecnologia. Na avaliação técnica houve aumento médio na velocidade operacional dos veículos, de até 200% em alguns casos.