Experiência de Marca

Desfiles ativam griffes na São Paulo Fashion Week

Com esta edição, completa um ano de novo formato, no qual mudou o calendário dos desfiles para se alinhar melhor às datas do varejo.

Começa hoje (31/3), e segue até 4/4, a edição Verão 2014-2015 da São Paulo Fashion Week (SPFW). O evento acontece no Parque Cândido Portinari.

Com esta edição, completa um ano de novo formato, no qual mudou o calendário dos desfiles para se alinhar melhor às datas do varejo.

A mudança foi festejada por um mercado de moda que, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), é o que mais cresceu no mundo ao longo da última década: quase 300%. Ainda assim, o evento sofre com a saída de algumas grifes por conta dos custos dos desfiles – e da perda de receita que profissionais da moda atribuem à entrada de estrangeiros no mercado e à falta de políticas públicas para o setor e de incentivos fiscais.

SPFW_jan14

Nesta edição, quatro marcas estreiam focadas em abrir os olhos dos fashionistas para as roupas – e não para produções conceituais – com uma ampla pesquisa de tecidos e forte apelo comercial.

A grande promessa é Wagner Kallieno, de 29 anos, que com sua marca homônima já vestiu da cantora Rihanna a socialites de cidades litorâneas, onde encontra sua maior clientela.

Espécie de novo Pedro Lourenço – além de jovens, os dois estilistas têm em comum o comprometimento com construções que valorizam o corpo da mulher e potencial de internacionalização – o potiguar chega à SPFW com muita seda, couro, linho e aplicações de metal no fio.

Lilly Sarti é uma das grifes mais consolidadas entre a alta sociedade paulistana. O misto de vestidos para festas e estética casual da marca das irmãs Lilly, 27, e Renata Sarti, 29, fez tanto sucesso que, em oito anos no mercado, já instalou 60 pontos de venda no país.

Apesar do viés comercial que caracteriza o trabalho das irmãs, elas preparam um “compilado de informações que, na passarela, contará uma história”. “As referências ao índio brasileiro, aos apaches e os tons áridos, comuns à marca, estarão na passarela com muito couro e seda, que são o forte da grife”, afirma a designer Lilly Sarti.

Além das duas marcas, a estilista Giuliana Romanno, 39, e Lolita Zurita Hannud, 27, também debutam na semana de moda paulistana. A primeira, cuja marca leva seu nome, mostra coleção com estampas da artista plástica Carla Chaim e joias de Flávia Madeira. Já a grife Lolitta vai exibir coleção com detalhes da indumentária festiva espanhola.

Ao que parece, as mudanças no sistema da moda não se resumem apenas ao fim da temporada de inverno no Fashion Rio, como anunciou hoje Paulo Borges, diretor da SPFW.