Experiência de Marca

Começa hoje a 48ª edição do Festival de Parintins

Ficou definido que o Garantido vai abrir as duas primeiras noites do Festival, dias 28 e 29/06, seguido da apresentação do Caprichoso. No dia 30/06, final do Festival, o bumbá azul abre a noite e o vermelho encerra.

A ordem das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido nas três noites do 48º Festival de Paritins foi definida na manhã do dia 23/06. Seguindo a tradição da festa, a ordem de entrada foi definida por sorteio, na Praça da Liberdade, centro da cidade. Na cerimônia, estavam presentes os representantes dos dois bois.

Ficou definido que o Garantido vai abrir as duas primeiras noites do Festival, dias 28 e 29/06, seguido da apresentação do Caprichoso. No dia 30/06, final do Festival, o bumbá azul abre a noite e o Garantido encerra. A ordem do sorteio deste ano é a mesma do ano passado.

Os jurados do 48º Festival Folclórico de Parintins serão da Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Os Estados foram sorteados pelos representantes dos bois Garantido e Caprichoso, na manhã de sábado (22/06), no Palácio Rio Negro em Manaus. Ao todo serão dez pessoas julgando os itens durante a festa.

O Festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins é o maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo. Tem em sua história a batalha travada na arena pelas cores vermelha do Boi Garantido e azul do Boi Caprichoso.

Nos três dias de apresentação, tanto Garantido como Caprichoso contam uma história. Há narração. O público ouve e participa ativamente. Cada Boi tem até duas horas e meia por noite para se apresentar, e, cada apresentação, exalta, além dos elementos folclóricos do Auto do Boi, a cultura, história e a riqueza amazônica, sua diversidade étnica e a divulgação do conceito da preservação ambiental por meio do uso sustentável dos seus recursos e biodiversidade.

Para retratar tantos aspectos, os compositores de cada bumbá preparam anualmente até 20 toadas, os suportes musicais das encenações na Arena do Bumbódromo, compostas sobre temas pré-estabelecidos pelas respectivas comissões de arte, são uma explosão de cultura que acontece desde 1965.