Em uma ação de marketing promocional da Coca-Cola Zero, o Metallica fez um show no continente gelado, Antártica. Foi a primeira vez que uma banda tão conhecida tocou lá.
O show contou com uma estrutura especial e ecologicamente sustentável. A potência dos amplificadores da banda poderia abalar e estressar a fauna local, além de provocar fissuras nas placas de gelo e deslocamentos perigosos de neve, o que poderia ter um resultado, no mínimo, arriscado.
Para evitar o desastre, uma estrutura de plástico com atmosfera aquecida e climatizada foi criada. Lá, os instrumentos poderiam ser tocados. O sistema de som foi substituído por uma mesa com Bluetooth que enviou o som para os fones dos presentes (inclusive o retorno dos músicos).
O público, que veio da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México (tem até dois brasileiros), ganhou um concurso exclusivo pelo Twitter da marca em que os interessados deviam contar o que estariam dispostos a fazer para participar da experiência. Todos embarcaram para lá no dia 03/12.
O Greenpeace tentou impedir o evento, preocupado com o impacto que poderia gerar na área protegida.
“Não importa se é rock ou música clássica, um aumento do turismo gera alguns problemas. Se alguém quiser ver uma banda de rock pode ir a qualquer lugar do mundo, você não precisa deste tipo de show para dar mais preocupações à Antártida”, escreveu e compartilhou, Samuel Leiva (engenheiro do Greenpeace).