Projeto terá sete apresentações na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade de Sorocaba (SP).
Realizada pela Ferrratini Produções Culturais, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur), a Cantata de Natal 2018 tem o patrocínio exclusivo da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac\ICMS) e neste ano terá sete apresentações, nos dias 14, 15,16, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, sempre com início às 20h30, em uma dos locais mais emblemáticos da cidade.
“Além de oferecer ótimas condições para a realização do espetáculo, possibilitando acomodar as pessoas em cadeiras em frente ao palco, com espaço reservado para idosos, gestante e pessoas com mobilidade reduzida, a Praça é também um local de fácil acesso ao público.”, explica Lucio Martini, diretor da Ferratini Produções Culturais.
Marco Zero
O tema da Cantata de Natal 2018 é “Marco Zero” e conta a história de Dona Letícia, uma moradora de um dos prédios da praça central de Sorocaba, que deseja terminar a montagem da sua gigantesca Árvore de Natal antes que suas filhas e netos, que moram no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, cheguem para a celebração natalina. “O enredo se desenvolve com esta senhora contando a história da cidade para os netos, que ainda não conhecem Sorocaba, por meio de figuras ilustres e de momentos importantes que ela testemunhou de sua janela.”, explica Martini.
Além do Coral Infantil composto por trinta crianças que entoarão todas as músicas e do grupo teatral composto por 16 atores que conduzirão as cenas, o espetáculo deste ano conta ainda com a participação de um grupo de dança com 15 integrantes, formado exclusivamente para o evento, que entrará em cena em diversos momentos, apresentando as coreografias.
“Os preparativos da Cantata de Natal estão sendo realizados desde junho, com os ensaios do coral e dos grupos de teatro e dança. Neste tempo também estão sendo confeccionados mais de 100 figurinos que serão usados pelo elenco e ainda a criação de cenografia e adereços para que o espetáculo possa oferecer ao público momentos de lazer, cultura, celebração e muita emoção.”, conta Martini.
Para o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, apoiar este projeto é uma forma de agradecer as pessoas por receberem a Coca-Cola em seus lares durante o ano todo. “A época do Natal é mais do que especial para nós, é um momento de reunir a família, cada uma com seus costumes e particularidades. Este espetáculo representa a importância de receber a família em casa, pois o Natal tem mais sabor quando estamos todos juntos.”, destaca Biagi.
No dia 22 de dezembro, ao final da apresentação da Cantata, a Caravana da Coca-Cola irá estacionar na Praça Coronel Fernando Prestes para que o público faça fotos com os personagens natalinos.