A garrafinha de vidro icônica da Coca-Cola completará 100 anos em 2015 e a marca não para nunca de se reinventar. Agora está lançando copos especiais com as linhas curvadas tradicionais das suas embalagens, porém com um toque de sommelier, proporcionando uma experiência diferenciada aos seus fãs.
A ideia é que o novo copo, que lembra uma taça de vinho, sirva para saborear a boa e velha Coca-Cola com mais requinte, explorando a sua complexa combinação de aromas, sabores e paladares.
A peça foi criada pela austríaca Riedel Crystal, uma empresa que fabrica vidros há 258 anos, conhecida internacionalmente pela produção de copos e decantadores de vinho apreciados por sommeliers profissionais.
O copo começou sendo desenvolvido como uma peça de design para compor a herança visual da Coca-Cola. Mas acabou se tornando um elegante elemento de merchandising, com influência reconhecida do tradicional copo da Stella Artois, e está sendo vendido na loja on-line da marca.
Apresentado a um grupo de 30 executivos e profissionais de marketing, especialistas na gama de sabores da Coca-Cola, os copos foram prototipados em Atlanta, em abril de 2013. A tarefa foi complexa pois naquela altura os criadores da Riedel não sabiam exatamente qual era o perfil do sabor da bebida para combinar com o melhor formato de copo.
De fato, por não ter sido pensada como um vinho, nunca se chegou a esta resposta e então a empresa usou a experiência das suas dez gerações de sommeliers na produção de copos, desenvolvendo vários possíveis modelos para destacar nuances da bebida.
De acordo com quem já utilizou, o copo proporciona uma experiência sensorial única. Os aromas são acentuados e sente-se uma mistura de aroma adocicado de malte com acidez de limão fresco.
O tipo de vidro escolhido dosa a efervescência da Coca-Cola, deixando-a próxima do champanhe, permitindo que o sabor permaneça na boca por mais tempo e proporcionando uma sensação de frescor diferente. O copo custa USD 19,90 a unidade ou USD 29,90 duas unidades na loja on-line.