O negócio das vending machines vem crescendo muito em todo o mundo. Usá-las em ações de marketing promocional têm se mostrado como um meio para tornar a experiência dos clientes ainda mais customizada e imersiva.
Entre as inovações mais recentes estão o uso de pagamentos digitais, interação com os consumidores por meio de ações de experiência, recolha de dados demográficos por telas touch e o comércio mobile.
O seu potencial é tão grande que, além das vendas propriamente ditas, elas também são utilizadas como mídia. A ação recente da Sony mostrou isso e uma instalação publicitária feita pela Smart, no Japão, também.
Mas, de tudo o que se faz no mercado de vending machine, as ações promocionais da Coca-Cola certamente são as que mais viralizam. No último Dia dos Namorados, a marca espalhou a felicidade a casais na Turquia, posicionando em uma rua de Istambul uma vending machine invisível.
Além de só aparecer quando passavam namorados diante dela, ao final da experiência ainda era possível receber latinhas personalizadas com o nome de cada um.
Numa recente apresentação no evento Digital Signage Expo, em Las Vegas, Jose Avalos, diretor global de sistemas inteligentes para varejo visual da Intel, destacou as principais tendências neste mercado.
Ele assinalou que a Costa Coffee, segunda maior rede de cafeterias do mundo que está se expandindo muito rapidamente, criou uma vending machine de café com NFC (Near Field Communications), touch screens e pagamentos móveis.
Estes recursos permitiram à rede coletar dados demográficos dos consumidores e customizar as suas ofertas. Avalos afirma que essa evolução representa uma tendência para a próxima geração de vending machines.
A Pepsi também criou recentemente um cooler inteligente, que exibe um vídeo na sua porta, e fez sucesso no SxSW 2013.
Já a Mondelez International tem a Diji-Touch vending machine, que apresenta publicidade dinâmica, informações nutricionais dos produtos à venda e capacidade para comunicar em múltiplos idiomas.
Ao tocar na tela da vending machine, os consumidores podem ver produtos em tamanho maior e girá-los para conferir a frente e o verso da embalagem. Outra funcionalidade é oferecer aos consumidores a compra de produtos conjuntos, ou a venda casada, como por exemplo uma Coca-Cola e um Oreo.
Outra tendência é a presença de softwares analíticos, que garantem vending machines ligadas à internet e o controle de estoque monitorado em tempo real. A todas essas características, somam-se os pagamentos por smartphones e a integração com redes sociais.