Experiência de Marca

Coca-Cola apoia Central de Triagem de Materiais Recicláveis

A Central – que pode receber até 20 toneladas/dia de materiais – terá logística de fluxo de produção e esteira mecânica, e vai gerar até 200 postos de trabalho para catadores, que poderão ter renda de cerca de R$ 1.350,00.

A primeira Central de Triagem (CT) de materiais recicláveis do projeto de ampliação da Coleta Seletiva, inaugurada no dia 02/01, pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) no bairro do Irajá, Zona Norte carioca, conta com o apoio da Coca-Cola Brasil.

A Central – que pode receber até 20 toneladas/dia de materiais – terá logística de fluxo de produção e esteira mecânica, e vai gerar até 200 postos de trabalho para catadores, que poderão ter renda de cerca de R$ 1.350,00. O projeto é uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Central de Triagem conta com o apoio da Coca-Cola Brasil (Foto: Eduardo Sengès).

A Coca-Cola Brasil apoia a nova logística na central de Irajá por meio do programa Coletivo Reciclagem, que oferece capacitação técnica, investimento em equipamentos, atuações de impacto na autoestima dos catadores e acesso ao mercado.

A expectativa é que, a partir disso, a Central de Irajá seja três vezes mais eficiente do que a média das cooperativas do Brasil. Hoje, mais de 350 cooperativas são apoiadas em todo o território nacional com a plataforma Coletivo Coca-Cola.

Instituto Coca-Cola Brasil (Foto: Eduardo Sengès).

A inauguração desta cooperativa polo irá gerar o aumento da demanda para o PET reciclado, proporcionando uma valorização ainda maior do material coletado, que irá impulsionar toda a cadeia de reciclagem do Rio de Janeiro.

O PET recolhido nas cooperativas de lixo volta para o Sistema Coca-Cola Brasil para a produção de novas garrafas dentro do projeto Bottle to Bottle, no qual a embalagem PET é produzida parcialmente a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas.

O novo sistema vai gerar novas vagas de emprego (Foto: Eduardo Sengès).

 

Atualmente, a Comlurb realiza coleta de recicláveis em 100% das ruas de 68 bairros do Rio de Janeiro. Até junho de 2013, coletava-se recicláveis em apenas 44 bairros. A área da Central destinada à operação abrange as etapas de recepção, triagem – fase em que será utilizada esteira mecânica para agilizar o processo – enfardamento, pesagem e armazenamento.

O fluxo produtivo envolverá a seleção de recicláveis, manuseio de balanças e utilização de prensas industriais e empilhadeira. Toda a operação segue as normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e será feita por catadores cooperativados, capacitados para gerir a Central.