A fama de cai-cai de Neymar conquistada na Copa do Mundo na Rússia, tem dado pano pra manga quando o assunto é ativar marca fazendo uso da atitude do jogador que desagradou muita gente.
Dessa vez, foi a marca de shampoos da Unilever Clear que usou o Facebook e seu maior embaixador, o português Cristiano Ronaldo, para cutucar Neymar. E, depois de o vídeo ganhar repercussão na mídia, voltou atrás na ação.
Nessa sexta-feira, dia 3 de agosto, a empresa publicou um vídeo de 14 segundos em seu perfil no Facebook. Sem áudio, a peça mostrava Cristiano Ronaldo em imagens de propagandas pela Clear para a publicidade de lançamento da nova fórmula do shampoo e que foram publicadas na rede social em 25 de abril.
Após cada aparição do jogador, uma mensagem aparecia com o fundo escuro e as letras em branco, em formato que lembrava bastante o polêmico comercial que Neymar protagonizou com a Gillette no domingo anterior.
O recado era claro: “Sabe por que eu nunca caio? Porque uso Clear Queda Control”. Na legenda para o vídeo, a Clear ainda cutucava a situação vivida por Neymar: “Se você tem problema com queda, não precisa pedir desculpas. É só usar Clear Queda Control”.
Cristiano Ronaldo, ao longo de sua carreira, nunca se envolveu em polêmicas com outros jogadores por conta de ações comerciais. No auge de seus duelos com Messi, por exemplo, nunca houve uma publicidade que fizesse qualquer alusão de competição entre ambos. Isso reforça a sensação de que o vídeo possa ter sido feito pela marca no Brasil sem a anuência do jogador.
Com o aumento da repercussão sobre o vídeo, a Clear retirou do ar a postagem, sem dar qualquer satisfação aos usuários ou sem enviar qualquer comunicado à imprensa para justificar a sua tomada de decisão.