Foi a vez dos pequenos devotos de Nossa Senhora de Nazaré prestarem homenagem à padroeira, na manhã do último domingo (21/10), durante o Círio das Crianças.
Cerca de 300 mil pessoas, entre crianças e adultos, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Diretoria da Festa de Nazaré, conduziram a imagem peregrina de Nossa Senhora pelas ruas, em um percurso de menos de três quilômetros.
A procissão começou às 8h, após missa celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira, e seguiu pela avenida Nazaré, travessa Quatorze de Março, avenida Governador José Malcher e travessa Doutor Moraes, retornando para a avenida Nazaré, até a Praça Santuário. A presença de famílias inteiras marcou a procissão.
Apesar do da multidão de pessoas, a romaria é uma das mais curtas do Círio. O diretor coordenador da festa, Kléber Vieira, explicou que isto acontece porque o percurso é pensado na família.
“Esse trajeto é protegido pelas sombras das mangueiras e é mais calmo, sem aperto. Por isso, costumo dizer, não só das crianças, mas essa é a romaria da família. É com muita felicidade que com o passar dos anos, cada vez mais, vemos isso. Não vem só a criança, vêm o avô, a avó, o pai, a mãe, irmãos”, destacou Vieira.
Segundo Kléber Vieira, essa é a procissão oficial do Círio que mais cresce. “Ano passado fizemos uma previsão de 250 mil pessoas e concretizamos em 280 mil, conforme os números do Dieese. Hoje acreditamos que cerca de 300 mil estejam caminhando conosco.
Para nós da diretoria é um desafio porque ela cresce, mas o espaço físico continua o mesmo”, comentou o diretor coordenador.
Durante a romaria, a imagem foi conduzida em um cibório. A procissão também teve quatro carros dos Anjos, tidos como ícones da romaria por conduzirem dezenas de crianças durante o percurso, e o carro do Brasil, que seguiu à frente da procissão.
Este ano, a romaria teve a participação de crianças da catequese de diversas comunidades católicas do interior do Estado, como do município de Vigia, no nordeste do Estado.