A Fundação de Cultura do Governo do Estado leva a Corumbá (MS) nos dias 09 e 10/09, apresentações gratuitas da sexta edição do Circuito Dança no Mato, projeto que apresenta por intermédio de espetáculos, oficinas e palestras, um panorama da dança sul-mato-grossense.
A abertura do Circuito em Corumbá acontece dia 09/09, às 20h, no Anfiteatro Salomão Baruki com apresentações da Oficina de Dança da Fundação de Cultura de Corumbá e do Instituto Moinho Cultural, além do Conectivo Corpomancia com o espetáculo Maria, Madalena.
O grupo também oferecerá à comunidade uma vivência em danças circulares, voltada para os acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O Circuito contará ainda com a apresentação dos artistas Casemiro Vicente, Nizael Almeida, Paulo Paim e Stélio Constantino Barbosa, de Dourados, participantes do projeto “mUlhEr/HIMENópter@”, que será apresentado no dia 10/09, às 18h, também no Anfiteatro Salomão Baruki.
Em seguida, haverá uma mesa de discussão organizada pelo curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que abordará a temática “Gênero e Identidade”, com a participação da professora-mestre Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli (UFMS); professor-mestre Ronny Machado de Moraes (UFMS); Roberta de Oliveira Maisatto, psicóloga especialista em clínica de grupos, rede social e organizações; Vikytoria Lorrayna Pereira Medina, presidente da Associação Corumbaense de Gays, Lésbicas e Travestis (Acoclet); e os bailarinos.
A proposta do projeto realizado em parceria entre a Fundação de Cultura e as prefeituras municipais é promover a cooperação e o intercâmbio entre os realizadores locais e apresentar à população do Estado um painel da produção da dança sul-mato-grossense, contribuindo para a formação, troca e informação.
O projeto está na sexta edição e já levou a arte para 25 municípios. Este ano ele passará por 15 cidades.
Além de estimular a produção e o mercado em dança no Estado, também tem como proposta a interação entre os grupos locais. Em cada município, os grupos de dança da cidade ou da região são convidados a abrirem as noites de apresentações.
A entrada para as apresentações é franca. Outras informações no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, pelo telefone (67) 3316-9169 e em Corumbá no (67) 3907-5945.