Além de dispor de mais de 400 filmes espalhados pela cidade, o público é o convidado de honra no Armazém 6 (Armazém da Utopia), sede do Festival do Rio, na zona Portuária do Rio.
São 4.500 metros quadrados onde convivem profissionais do audiovisual e do entretenimento que participam do RioMarket e o público cinéfilo. O Armazém da Utopia funciona de 09h, até o fim da última atividade.
O RioMarket conta com um auditório para palestras, workshops e debates, além de espaços para os encontros One to One em que produtores, distribuidores e representantes de canais de televisão começam ou fecham negócios. São centenas de pessoas circulando na área, que já é o maior evento de negócios de cinema e audiovisual da América Latina.
Para o cinéfilo, há atrações imperdíveis. As sessões do Cine Encontro acontecem a partir das 13h, com reprise do filme que passou na véspera, na sessão de Gala do Cine Odeon Petrobras, com ingresso a R$ 2,00 e debate com atores e diretores.
Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Camila Pitanga e Mariana Ximenes, confirmaram presença. Na mesma sala, com 180 lugares, são exibidos também clássicos em versão 3D, com entrada franca. Estão previstos Titanic, Madagascar e o Oscar de 2012, Hugo Cabret, entre outros.
Uma exposição dos figurinos da novela Cheias de Charme, da Rede Globo, é outra atração do Armazém da Utopia, que tem ainda o Espaço Games, onde as novidades criadas pelos alunos dos projetos Oi Nave e Oi Kabum são experimentadas pelos amantes de jogos eletrônicos.
No intervalo entre uma e outra atividade, uma ida ao bar e restaurante do Festival do Rio é uma oportunidade para estar lado a lado com profissionais de cinema, atrizes e atores consagrados ou candidatos a sê-lo. Tudo diante da paisagem da Baía de Guanabara, vista do Porto do Rio de Janeiro.