Experiência de Marca

Cidade Maravilhosa comemora o dia do seu padroeiro

Em dia de feriado, o que o carioca quer mesmo, principalmente em virtude da forte onda de calor que assola a cidade, é pegar uma praia.

No dia 20/01, a cidade do Rio de Janeiro celebra a festa de seu padroeiro, São Sebastião, que viveu no Século III. Ele era milanês de nascimento e capitão da guarda pretoriana em uma época onde a perseguição aos cristãos era comandada com fúria intensa pelo imperador romano Diocleciano.

O Cristianismo ainda estava em seus primórdios, a Igreja vivia escondida em catacumbas, fugindo do Império Romano. Quando se converteu à fé cristã, Sebastião recusou-se a prestar culto ao Imperador, como todos os seus companheiros e companheiras.

Porém, apesar de cristão, gozava da amizade do imperador e aproveitava-se disso para, às escondidas, converter os soldados e prisioneiros exercendo intensa atividade apostólica. Quando o imperador descobriu suas atividades, sentiu-se profundamente traído e, irado, mandou que matassem Sebastião a flechadas.

Conta-se, que apesar de bastante ferido, o santo não morreu e teria sido socorrido por uma mulher viúva, de nome Irene (que em grego significa paz) que cuidou de seus ferimentos até que ele ficasse totalmente recuperado.

O santo, então, voltou às suas atividades apostólicas, e, corajosamente, compareceu diante do imperador para denunciar suas crueldades. Diocleciano, sentindo-se extremamente ultrajado com a atitude de Sebastião, ordenou que seus soldados o espancassem até à morte, da qual, desta vez, ele não conseguiu escapar.

Feriado

Durante a comemoração do Dia de São Sebastião, muitos serviços públicos terão horários especiais. A administração da Prefeitura não funcionará. A Rodoviária Novo Rio também divulgou esquema especial de funcionamento.

Mas, em dia de feriado, o que o carioca quer mesmo, principalmente em virtude da forte onda de calor que assola a cidade, é pegar uma praia.

Praia da Reserva (Foto: Viaje Aqui).

No entanto, nem chegar à praia está fácil. Para conseguir esse feito, só pelo caminho da
mangueira furadinha que os barraqueiros (os vendedores que têm barraca na areia) mantém. Nesse trajeto se consegue pisar na areia sem se queimar.

Os donos de barracas na orla mantém uma trilha umedecida para facilitar a ida do banhista até a praia (Foto: Vera Mattos).

Outra opção é o totem (vários na orla e mantidos pela Prefeitura) que, quando pressionado, esguicha um vapor (?) refrescante.

Para facilitar ainda mais, cariocas e turistas que se cadastrarem no site, não precisam alugar cadeiras de praia e guarda-sol. O Globo oferece este e outros serviços, gratuitamente, nas praias cariocas.

Projeto Sou + Rio (Foto: Vera Mattos).

A grande vantagem é que não precisa nem ser assinante. Basta se cadastrar! E olha que nas areias o aluguel de uma cadeira com guarda-sol pode chegar a R$ 20,00.

O aluguel de cadeira e guarda-sol é uma comodidade a mais para quem gosta de ir à praia . De graça fica melhor ainda (Foto: Vera Mattos).

As dicas estão aí. Agora é só aproveitar o feriado.

Colaborou nesse post Vera Mattos.