Chiclets, a primeira goma de mascar do Brasil, está de cara nova. A marca está com nova embalagem, com uma cara mais moderna e com forte conexão com as redes sociais.
As embalagens apresentam uma coleção de personagens que promete revolucionar a presença de Chiclets no ponto de venda e conectar ainda mais a marca com seu público adolescente: os irreverentes “Chiclets Emotigums” – fusão de emoticons, figuras conhecidas no meio digital por retratar diversas feições, e gum, relativo à goma.
Serão lançados 135 Emotigums diferentes na embalagem com duas unidades e outras 35 opções na maior, com dez, que a marca lançou no mês de março.
A aposta de Chiclets é que as novas embalagens virem uma verdadeira febre, sobretudo entre o público adolescente, pois, além de serem colecionáveis, darão acesso a diversos conteúdos exclusivos na internet.
“Acreditamos que os adolescentes vão querer colecionar os 135 personagens, como acontece com álbuns de figurinhas, mas com estilo especial e típico de Chiclets, trazendo personagens inspirados na famosa e saudosa embalagem do Mini Chiclets. Juntamos diversos ícones da marca, sua caixinha e o desenho do Mini Chiclets, e trouxemos ao contexto atual dos nossos consumidores com os Emotigums e a ativação on-line”, comenta André Zanin, gerente de marketing de Chiclets.
Para dialogar diretamente com os mais variados perfis de adolescentes, os Emotigums seguem o estilo de desenho minimalista, similar ao mangá, e estão divididos em sete tribos: revoltados, plugados, darks, estilosos, descolados, músicos e esportistas.
Chiclets também apresentará duas linhas especiais de embalagens para explorar o histórico de pioneirismo e a irreverência da marca. A primeira segue uma tendência retrô e traz na estampa da caixinha o mesmo visual de Mini Chiclets, produto que foi febre em todo País na década de 80 e ainda é recordado com saudosismo. A segunda linha coringa traz como estampa a Lhama, a mascote da marca.
Todas as embalagens dão acesso a conteúdos na internet: basta entrar no site de Chiclets e colocar a embalagem em frente à webcam e vídeos específicos para cada tribo ou linha serão habilitados.
As caixinhas duas unidades com os Emotigums das tribos acessam sete vídeos exclusivos estrelados pelos humoristas da emissora MTV Rodrigo Capella, Tata Werneck e Paulinho Serra; as com as Lhamas possibilitam um trote virtual e as com o desenho do Mini Chiclets destravam a história da marca de forma divertida e bem-humorada, também narrada pelo grupo humorístico.
“Os adolescentes estão 100% ligados às mídias interativas e Chiclets tem que acompanhar essa tendência levando não apenas produtos novos, mas conteúdos relevantes para eles e da forma que querem – via web!”, destaca Zanin.
A embalagem dez unidades Fresh Mix, trará uma dinâmica inovadora de realidade aumentada, na qual as pessoas verão suas caixinhas com personagens Emotigums ganharem vida no computador.
Esta campanha transmídia envolveu várias agências que assinam diferenciadas ações. A criação dos Emotigums, que teve como referência o famoso Mini Chiclets, foi concebida pela Xguides. Para a criação da campanha on-line e off-line a marca contou com um time de agências, entre elas a WMCcann, Cubocc, Espalhe e Noticeria.