Experiência de Marca

CES 2014: grandes marcas disputando o mesmo espaço

Ao que tudo indica, a<span style="color: #000000;"> feira de negócios</span> que teve início no dia 06/10, e segue até 10/01, em Las Vegas, nos Estados Unidos, será dominada pela busca à melhor fidelidade gráfica possível.

Ao que tudo indica, a CES 2014, que teve início no dia 06/10, e segue até 10/01, em Las Vegas, nos Estados Unidos, será dominada pela busca à melhor fidelidade gráfica possível. A pauta esteve presente em cada uma das grandes coletivas de imprensa do dia 07/01, seja pela NVidia, que logo pela manhã revelou um novo chip gráfico, seja pela Sony, Samsung e LG, que lançaram suas linhas de televisores 4K.

NVidia começou o dia anunciando o novo chip gráfico Tegra K1 feito para portáteis, com impressionantes 192 núcleos de processamento paralelo. A novidade será capaz de colocar em qualquer smartphone o mesmo poder de fogo gráfico que o de um Xbox 360 ou um PlayStation 3.

CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang apresenta o Tegra K1 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo).

Além disso, ao contrário de 2013, quando uma ou outra televisão em ultra alta definição deu as caras, esse ano a CES 2014 contou com nada menos que 150 modelos diferentes, todos com a tecnologia UltraHD em sua tela.

Nesse sentido, dois destaques: primeiro, para a baratíssima TV 4K da Polaroid, que sairá por apenas US$ 1.000, e segundo, para o ThinkVision 28, da Lenovo, que transforma um monitor UHD em um grande tablet de 28 polegadas (que ainda funciona como monitor).

Na conferência da LG, o mote da empresa foi se diferenciar pelas interações entre aparelhos, ao invés de focar em algum supercampeão. A coletiva lotadíssima gastou um bom tempo falando do LG Home Chat, que usa agentes de Inteligência Artificial em aplicativos de mensagem como o WhatsApp para atender as necessidades do dono.

LG aposta no WebOS em suas próximas SmartTVs (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo).

Basta perguntar “Quantas lata de cerveja tem aí na geladeira” ou mandar um “Deixe a casa limpa, estou chegando às 20h30” para que a geladeira ou o robô de limpeza respondam, monitorando e programando seus recursos de acordo.

Outra evolução da empresa nesse sentido foi a apresentação do sistema operacional WebOS, que irá substituir sua suíte atual de softwares para SmartTV por um sistema muito mais bonito e amigável.

A conferência da Samsung trouxe duas grandes surpresas, uma boa e outra muito ruim. De bom, a empresa parece ter apostado todas as suas fichas na revelação da TV curva com tela fléxivel de 105 polegadas, cuja resolução Ultra HD é ainda mais pronunciada pelo fato de ela conseguir exibir imagens tridimensionais sem óculos. É algo que surpreende, ao vivo.

Michael Bay passa por um momento constrangedor durante a apresentação da Samsung (Foto: Isadora Diaz/TechTudo).

Quase tão empolgante quanto isso foi o anúncio da linha de tablets Galaxy PRO, cujos atributos técnicos chegam a rivalizar o de muitos laptops de ponta no mercado atual. Menos emocionante, a empresa tentou conquistar o público com um sistema de automação da casa similar ao da LG, mas esse só funcionará entre aparelhos da própria Samsung.

Mas e sobre a parte ruim, você pergunta? Bem, essa ficou por conta do diretor hollywoodiano Michael Bay, que, convidado a entrar no palco para enaltecer os benefícios das televisões 4K, paralisou completamente ao perceber que seu teleprompter havia travado. O que ele fez foi ainda mais vergonhoso: em silêncio, simplesmente abandonou o palco, deixando a apresentador do evento e toda a plateia estarrecidos.

A conferência da Sony foi a última do primeiro dia, retomando a discussão sobre os displays 4K e apresentando novidades tanto para quem quer produzir quanto para quem apenas deseja assistir em UHD.

Coletiva da Sony na CES 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo).

Uma câmera de vídeo 4K bem compacta, seguida de TVs com a mesma resolução, ajudaram a transmitir a mensagem de que a empresa mergulhou de cabeça na tecnologia. Ela não perdeu a chance de falar de seus outros produtos, por outro lado, e deu um bom tempo para a introdução de seu novo capacete de imersão virtual, o HMZ-T3Q, além o aguardado celular Xperia Z1 Compact, que virá em rosa e amarelo.

Uma curiosidade deste dia foi a aparição de câmeras dedicadas às fotografias “selfies”, cujo objeto de foto é o próprio fotógrafo. Nada menos do que três modelos de câmeras diferentes, de marcas diferentes, foram anunciadas no mesmo dia para os usuários obcecados com a própria imagem.

A Canon entrou na roda com sua novíssima Powershot N100, cujas características técnicas destroem a maioria das compactas. A Polaroid, por outro lado, tentou se diferenciar pela incorporação da impressão das fotos digitais escolhidas pelo usuário e um visual chamativo.

Já a Huawei anunciou seu novo smartphone top de linha, o Ascend Mate 2, que carrega uma bateria gigante e cujo design também gira em torna desse mesmo público “egocêntrico”.

Huawei Ascend Mate 2: novo foblet prima pela excelência nas configurações (Foto: Isadora Díaz/TechTudo).

Para os desastrados, a revelação foi o celular CAT B100, da Caterpillar, que promete aguentar quedas de seis metros, mais de meia hora submerso, sujeira e poeira sem comprometer seu funcionamento.

Ele não é um smartphone, mas virá dotado de GPS, rádio FM e Bluetooth 2.0. A melhor parte, no entanto, é que esse comunicador blindado será vendido por meros 150 euros – nada mal, considerando sua quase imortalidade.

Tratamento similar foi dado para o smartwatch Pebble, lançado no ano passado após uma vitoriosa campanha no Kickstarter. Para sua aparição na CES 2014, ele foi redesenhado em dois modelos em metal e com Gorilla Glass, além de muito menos escandalosos que seu desenho original.

Pebble vai ganhar versão com aço escovado, bem diferente do original (Foto: Reprodução/9to5Mac).

Fonte: TechTudo.