Inaugurado neste ano, às vésperas do aniversário de Palmas, o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues vem se consolidado como espaço multifuncional capaz de abrigar eventos de grande porte de cunho cultural, religioso, educativo, turístico e eventos capazes de movimentar o turismo de negócio em Palmas, como as feiras nacionais e internacionais.
Uma obra que, mesmo antes de sua inauguração, já recebia grandes eventos regionais e nacionais, agora com uma estrutura de qualidade, está sendo capaz de impulsionar o turismo e os negócios na Capital. O Centro de Convenções, conhecido como Parque do Povo, conta com cerca de 10 mil m² de área construída e possui em suas instalações palco, camarotes, camarins e dois auditórios, sendo um deles o maior da Cidade, com capacidade para 700 pessoas.
Só neste ano, o Centro de Convenções já recebeu por duas vezes a Feira regional Palmas Shoes, fomentando mais de R$ 30 milhões em cada edição, em negócios com empresários do ramo de calçados dos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Goiás e da Bahia. O espaço também recebeu, pela segunda vez, os conselheiros municipais de educação de todo o Brasil, durante o XXVI Encontro Nacional de Conselheiros Municipais de Educação promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
E pela segunda vez, o local foi palco da Feira Internacional de Artesanato e Decoração, reunindo 120 expositores de 15 países. A Feira Comercial do II Meeting Internacional Odontológico também movimentou o Centro de Convenções, no último mês de outubro, onde mais de 15 empresas em diversas áreas do setor odontológico tiveram a oportunidade de expor seus produtos com preços acessíveis para acadêmicos e profissionais.
O Centro de Convenções também é um local muito procurado para audiências públicas, festas de formaturas, encontros e seminários locais, bem como regionais e nacionais.
Segundo o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Cristiano Rodrigues, o equipamento tem sido fundamental para alavancar a economia da Cidade, trazendo eventos que movimentam o trade turístico. "Os eventos que já trouxemos e que ainda vamos receber vão certamente gerar renda e movimentar a Cidade, sobretudo, a rede hoteleira, que atualmente já dispõe de cerca de quatro mil leitos”, frisou o secretário.
Ainda de acordo com Rodrigues, dar funcionalidade a um espaço que já foi utilizado como local de usuário de drogas só trouxe benefícios à população palmense, que agora tem acesso a um amplo equipamento, deixando para trás o “passado de ter que sair da Cidade e apelar para estados vizinhos, no intuito de participar ou promover eventos de grande porte”, destacou.
Para o prefeito Carlos Amastha, a mais jovem capital do País tem se consolidado no cenário nacional e internacional como uma cidade capaz de receber grandes eventos e seguir sua trajetória de desenvolvimento com personalidade e maturidade: "Fomos sede dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, o que levou nossa Palmas para o mundo inteiro. Aqui, temos uma matéria-prima muito valiosa, que são as pessoas apaixonadas pela Cidade. Gente que quer a Cidade se desenvolvendo e avançando cada vez mais. É essa personalidade que inspira a paixão. É esse pensamento de fincar raízes, de se estar e viver Palmas que faz sermos diferentes e especiais”, declarou o prefeito.