A Mix Brand Experience esteve no Cannes Lion 2012 com seu Mix Team. A viagem foi uma iniciativa da plataforma de endomarketing da agência. Em entrevista ao Promoview, Celio Ashcar Junior fala sobre às premiações em Promo e o reflexo sobre o ponto de vista dos palestrantes no mercado brasileiro.
Promoview: Descreva a sensação de estar em Cannes.
Celio Ashcar: Estar em Cannes é uma sensação única. Você consegue respirar por sete dias o que há de melhor na comunicação mundial. Não tem como explicar. Ir para Cannes é renovar ideias e pensamentos.
Promoview: O Brasil foi o País com maior número de inscrições em Promo&Activation. Qual a sua opinião sobre o crescimento do interesse brasileiro nessa área?
Celio Ashcar: O mercado de promoção no Brasil foi uma descoberta tardia. Demoramos para perceber o enorme potencial que temos em mãos, antes tínhamos agências isoladas e especialistas e hoje, nós temos grandes grupos mundiais se associando às agências de promo e isso reflete o grande número de inscrições que tivemos em Cannes. O mais intrigante é que tivemos muitas agências de propaganda inscrevendo em promo.
Promoview: Qual é a importância do mercado promocional brasileiro no Exterior?
Celio Ashcar: Eu acredito que o mercado promocional brasileiro precisa passar por um processo de qualificação interna. Ainda estamos distantes das grandes escolas de comunicação e aos poucos ocuparemos nosso espaço no mercado mundial, já que os grandes grupos querem investir em nosso mercado.
Promoview: Quais as expectativas da MixBE para o próximo festival?
Celio Ashcar: A Mix inscreveu peças em 2011 e esteve presente em 2012. Após essa vivência, esperamos estar no Festival de 2013 dessa duas maneiras, inscrevendo nossos cases e presencialmente. Mas ratifico que as agências deviam olhar para Cannes muito mais como um laboratório de aprendizado do que apenas uma premiação.
Promoview: Na sua opinião, qual foi a melhor palestra em Cannes? Por quê?
Celio Ashcar: Acho que a melhor palestra foi a da BBH & W+K com Sir. John Hegarty e Dan Wieden. Não foi uma palestra. Foi uma aula de criatividade, inteligência e comunicação.
Promoview: Se você pudesse definir Cannes em uma frase, qual seria?
Celio Ashcar: Não tem preço.