Os amantes da sinuca poderão acompanhar bem de perto a primeira competição de “Snooker” do Brasil, entre os dias 13 e 16/10, no Caxias Shopping. Nestes dias, será realizado o Campeonato Estadual de Snooker 2011, que vai classificar atletas para o XXII Campeonato Brasileiro de Sinuca, que acontecerá de 02 a 06/11, na Casa de Espanha, Rua Vitório da Costa, 254, Humaitá, RJ.
“Estamos recebendo uma competição inédita, de uma modalidade esportiva que ganha novos adeptos a cada dia. É uma oportunidade única para os clientes conhecerem o esporte e verem grandes jogadas realizadas por atletas de destaque”, explica Marcelo Arruda, Superintendente do Caxias Shopping.
A Etapa Estadual é a realização de um sonho antigo e de muito trabalho e preparação da FSBERJ (Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro) para trazer as regras internacionais do snooker para o Brasil.
No snooker, além de regras diferenciadas, como a obrigatoriedade dos atletas iniciarem a partida atacando uma bola vermelha, as mesas são maiores, com medidas oficiais de 3m82cm por 2m04cm. A quantidade de bolas também é maior, 22 por partida, sendo 15 vermelhas.
Equipamentos como bolas, panos, mesas e tacos são ingleses. O uniforme segue o padrão internacional, com calça social e sapato social pretos, camisa social preta ou branca e colete preto.
Nos últimos dez anos, as competições de sinuca no Brasil vem sendo adaptadas para a modalidade de “sinuca mista”, já com o objetivo de preparar os jogadores para as regras oficiais do snooker internacional. Essa etapa iniciará oficialmente a formação do ranking de atletas já nas novas regras da modalidade.
A competição realizada no Caxias Shopping terá a participação de 48 atletas. Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta), 32 deles disputaram 16 vagas em uma fase classificatória. No sábado, os 16 classificados se juntaram aos 16 já pré-classificados para uma série de “mata-mata” até a final, que acontece hoje (16/10), às 19h.
A pré-classificação teve como base os mais bem ranqueados no Estado na antiga modalidade. Entre os atletas que estarão na competição, destaque para Pedro Rolim, o atleta carioca melhor classificado no ranking nacional, ocupando o terceiro lugar na Categoria Sênior; Carlos Henrique Azevedo “Esquerdinha”; Cláudio Menechini “Zico”, o atleta 11 vezes Campeão Estadual; Tadeu Nobres, vencedor da última etapa do Campeonato Estadual de Sinuca Mista 2011; Evaristo Fabiano, André Máskara e Jair de Oliveira “Jairzinho”.
Destaque também para a participação de Guilherme Paes, um atleta de 10 anos de idade que competirá com os adultos. Guilherme é uma promessa no esporte.
Os quatro primeiros colocados serão classificados automaticamente para o Campeonato Brasileiro. Os oito melhores serão premiados. E todos que participarem da competição estarão automaticamente fazendo parte do ranking já nas novas regras. Vale conferir.
A entrada é gratuita.