Experiência de Marca

“Causo” Philco

Este<em> post</em> é um <em>case</em>, porém, alguns detalhes me fizeram classificá-lo como “causo”, porque mostra a solução de um problema operacional e não exclusivamente promocional.

Por Silvio Freire

Este post é um case, porém, alguns detalhes me fizeram classificá-lo como “causo”, porque mostra a solução de um problema operacional e não exclusivamente promocional.

Em 1985 fomos procurados para resolver o problema de administração, em área nacional, de uma campanha de incentivo para a Philco, na Copa do Mundo de 1986.

Nossa tarefa envolvia, entre outros detalhes, o cadastramento de balconistas, a emissão de etiquetas de endereçamento para o envio de material e a emissão de cupons para sorteio, coisa que hoje qualquer PC resolveria.

Mas era o início de 1985 e não havia PCs, mas somente grandes mainframes, não disponíveis para utilização imediata. Mas havia os TK-3000.

Com arquitetura Apple de oito bits, a linha TK foi uma das primeiras linhas de computadores pessoais do País. E um de nossos amigos na época topou conosco o desafio de desenvolver o software de gerenciamento.

E assim foi desenvolvido o primeiro software brasileiro para a administração de programas de incentivo, talvez o primeiro software mundial para essa tarefa.

A campanha rolou e por absurdos US$ 12 mil, valor da época, compramos cinco pequenos TK e cinco impressoras Mônica, que cadastraram os 16.000 balconistas e suas 16.000 madrinhas, emitiram alguns milhares de etiquetas e 3.200.000 cupons para sorteio.

Foi uma grande escola. Logo no início, aprendemos que os disquetes de 5,25 polegadas deveriam ser usados sempre no mesmo drive, que eram externos, porque devido ao trabalho pesado eles desalinhavam e os discos não eram lidos em outro drive.

Outro aspecto importante na escolha da impressora foi o fato de que elas imprimiam quando o carro ia e quando o carro voltava, o que economizava tempo. Pelo mesmo motivo, o layout de impressão foi centralizado, os campos pré-impressos e os grupos de palavras cuidadosamente calculados para percorrer o menor trajeto possível, porque o volume de impressão era alto.

Somente depois dessa definição e de testes foram comprados os formulários contínuos com cupons pré-picotados. Com algum esforço, tudo funcionou a contento, dentro dos prazos previstos e com a eficiência desejada.

Mais tarde, o software foi adaptado para PC e até hoje suas versões atualizadas gerenciam campanhas não só de incentivo, mas também promocionais, de trade marketing e outros formatos.