Experiência de Marca

Catraca Falante surpreende clientes de shopping

Ao passarem pela catraca do estacionamento nos dias 20, 21 e 22/01, os motoristas e passageiros eram atendidos por uma voz feminina que os abordava no momento da retirada do ticket.

Quem passou pelo Shopping São José  foi surpreendido por uma inusitada ação de guerrilha. Na entrada do estacionamento do maior centro de compras de São José dos Pinhais, uma “Catraca Falante” recebia os motoristas.

Ao passarem pela catraca do estacionamento nos dias 20, 21 e 22/01, os motoristas e passageiros eram atendidos por uma voz feminina que os abordava no momento da retirada do ticket. As frases eram exclusivas para cada pessoa, como: “oi, tudo bem? Que lindo os seus óculos de sol”; “Seu carro fosco está super na moda”; “Adorei a sua regata rosa, combinou com o seu carro branco”, entre outras.

A ação desenvolvida pela Savannah despertou as mais surpreendentes reações. Do senhor perplexo aos amigos que começaram a gargalhar, todos que passaram pela Catraca Falante esboçaram uma emoção diferente.

O trabalho foi resultado de muito planejamento. Fases que envolveram a análise do fluxo de clientes até testes para a escolha da voz que daria vida à catraca. O público, pego de surpresa, aprovou a iniciativa: “achei divertido. Uma abordagem criativa, mas ao mesmo tempo muito sutil. Eu gostei!”, conta a funcionária pública Edilaine Vieira da Silva, logo após sair sorrindo do estacionamento em direção as lojas do Shopping.

A ação é inédita em centros de compras no Paraná e também no trabalho criativo das agências de comunicação e possibilitou uma análise psico comportamental obtida pelas reações no momento da intervenção.

A Catraca Falante foi uma manifestação de carinho do Shopping São José para seus clientes. “A iniciativa da equipe Promo da Savannah nos pareceu criativa, queríamos apresentar aos nossos clientes uma ideia que fosse um mimo e que eles percebessem que era um cuidado do Shopping São José com o nosso público”, afirma Liana Soifer, gerente de marketing do Shopping.

Deu tão certo que até que não conhecia o local saiu com uma boa impressão: “É a primeira vez que venho aqui e não imaginava encontrar uma catraca que conversasse comigo, achei tão divertido e criativo porque em Curitiba ainda não tinha visto nada parecido”, comentou a vendedora Elis Helena dos Santos.

A ação foi concluída com êxito, atingindo milhares de pessoas, e os objetivos de aproximação com o público foram alcançados. “Na ação utilizamos a economia da experiência e o que se vende, nesse caso são sonhos, não ofertas, serviços ou produtos”, define Graziely Prezuti. A Catraca Falante foi aprovada pelos clientes do Shopping São José com sorrisos.