A Caterham, antiga Team Lotus, foi a primeira equipe a apresentar seu carro para a temporada 2012 da Fórmula 1. Após terminar como melhor time entre os novatos da categoria, o diretor técnico Mike Gascoyne projeta uma evolução, apesar de ainda falar com cautela sobre o potencial do modelo CT01 desenvolvido para o campeonato de 2012.
A próxima equipe a divulgar o carro será a McLaren, no dia 1º de fevereiro, depois no dia 3/2 é a vez da Ferrari apresentar seu carro em Maranello. No mesmo dia a Force India também prometeu mostrar seu carro. Já a atual campeã mundial Red Bull marcou seu car reveal para dia 5/2 . A Lotus apresenta equipe dia 6/2, mesma data em que será apresentado o da Sauber. Depois a Williams, de Bruno Senna, apresenta o time em 7/2 e a Mercedes, dia 21/2.
“Primeiro, precisamos ver o carro na pista. Antes disso, temos apenas números e dados do simulador para trabalhar. Mas todas as equipes querem evoluir e nós não somos diferentes. Terminamos em 10º nos dois últimos anos, o que era a nossa meta, mas agora acho que está na hora de avançarmos de novo. Vamos ver o que acontece na pista”, afirmou.
A principal novidade na aparência do modelo apresentado pela Caterham na semana passada é o bico mais baixo. De acordo com Mike Gascoyne, no entanto, os carros das outras equipes devem exibir um design semelhante devido às mudanças realizadas no regulamento desta temporada.
“Como fomos os primeiros a apresentar o carro, obviamente está tendo muito debate, mas acho que provavelmente vamos ver esse tipo de bico na maioria dos carros neste ano”, afirmou o diretor técnico. Gascoyne ainda adiantou que o modelo passou sem problemas pelos testes obrigatórios em uma rotina tranquila de desenvolvimento.
A princípio, o italiano Jarno Trulli e o finlandês Heikki Kovalainen devem ser mantidos como pilotos titulares na equipe para o campeonato de 2012. No entanto, o russo Vitaly Petrov, substituído pelo suíço Romain Grosjean na Renault (atual Lotus), ainda sonha com a possibilidade de substituir o veterano piloto da Itália no grid.
Fonte: Terra.