Uma campanha de mídia impressa e urbana criada pela Ogilvy Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) tem chamado a atenção das pessoas na cidade de São Paulo. Isso porque todos os cartazes utilizados na ação de marketing sustentável contêm sangue de portadoras do HIV.
O objetivo da ação é alertar quanto à importância de dizer não ao preconceito contra os portadores de HIV/AIDS. A mensagem principal é reforçada pelo conceito que assina todas as peças: “Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura”.
O VP de criação da Ogilvy Brasil, Aricio Fortes, destaca que a ideia da campanha “O Cartaz HIV Positivo” surgiu com base na informação de que fora do corpo humano o vírus da AIDS não sobrevive por mais de uma hora.
“O cartaz humaniza o problema e traz as pessoas para próximo, mostrando que é possível viver numa sociedade sem preconceito. Prova disso são as reações emocionadas que estamos tendo de quem passa pelas ruas e vê esse material.”, relata o publicitário.
Toda a produção é da BossaNovaFilms, com direção de cena de Livia Gama. “Esse foi de longe o filme mais especial que dirigi. Me sinto muito agradecida de ter participado.”, comenta Livia.
Parte das imagens da campanha “O Cartaz HIV Positivo foram registradas em vídeo e mostra, em detalhes, desde o processo da doação de sangue dos voluntários, passando pela confecção dos cartazes, até a campanha chegar às ruas, com depoimentos e entrevistas. Ao todo, nove voluntários forneceram amostras de sangue para a criação das peças, que foram colocadas em pontos de ônibus, faculdades e bares da cidade de São Paulo. Os cartazes e o anúncio não oferecem nenhum risco ao público.
Além disso, foi criada e executada uma ação especial com o jornal Metro que circula na Capital paulista. A edição do dia 29 de abril veio com uma sobrecapa com o texto do cartaz e sangue de portadores do vírus HIV.
Toda a ação de marketing sustentável teve apoio do GIV, que há mais 25 anos trabalha pelos portadores do vírus da AIDS.
O texto do cartaz reforça a humanização, fazendo um paralelo com a pessoa portadora do vírus. Sempre destacando que todos podem conviver normalmente com alguém que é HIV positivo.
A criação dos cartazes e do anúncio aconteceu com a supervisão do Dr. Artur Kalichman, coordenador adjunto do programa estadual de DST/AIDS de São Paulo e diretor-substituto do CRT-DST/AIDS, que deu importante apoio à campanha.
Durante a produção, foram tomadas todas as medidas exigidas pela vigilância sanitária, garantindo a biossegurança dos cartazes e da equipe envolvida.
“Por meio dessa iniciativa, o GIV e a Ogilvy Brasil esperam ajudar a reduzir o preconceito em relação às pessoas com HIV, mostrando que elas podem exercer perfeitamente, e com total dignidade, o seu papel na sociedade.”, diz Aricio Fortes, da Ogilvy.
Confira mais no vídeo abaixo: