Após ter passado pelas Capitais São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, chega, pela primeira vez, em Belém, o seminário da série Diálogos Capitais Metrópoles Brasileiras, trazendo o tema “Modelos de desenvolvimento para a Amazônia e para o Brasil”.
O evento, promovido pela revista CartaCapital, em parceria com o Instituto Envolverde, será realizado no próximo dia 09, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O seminário será aberto ao público, com inscrição on-line pelo site.
Na pauta, um amplo diálogo sobre desenvolvimento local, com um olhar voltado para as grandes cidades da Região Norte, os desafios da Amazônia e o papel da agricultura e da pecuária.
Dentro da programação, convidados dos campos político, governamental, empresarial e de organizações sociais que contribuem para o diálogo e compartilham ideias. A abertura do seminário será realizada pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, seguida da palestra “Modelos de desenvolvimento para a Amazônia e para o Brasil”.
Também será realizado o debate “Geração de renda e desenvolvimento local”, com a participação de Suênia de Souza, diretora do Centro Sebrae de Sustentabilidade; João Meirelles, diretor do Instituto Peabiru e João Coral, diretor de Energia e Institucional da Vale, no Pará. O debate será mediado pelo jornalista Dal Marcondes, colunista de CartaCapital e diretor do Instituto Envolverde.
Dal Marcondes ressalta que a série Diálogos Capitais propõe a interação de governos, empresas privadas e sociedade civil para refletir sobre os principais problemas relacionados ao desenvolvimento local e juntos estabelecerem proposições que contribuam para a resolução dessas dificuldades.