A locadora Europcar desenvolveu uma ação de guerrilha na França com o objetivo de estimular o aluguel de veículos e promover todos os benefícios de se utilizar um carro apenas quando necessário, sem ter que arcar com custos de manutenção e seguradora.
A campanha aconteceu em Paris, que é uma das cidades do mundo com maiores problemas de tráfego. Aos engarrafamentos, somam-se o estilo agressivo dos franceses no trânsito e, consequentemente os acidentes, o que torna dirigir uma das mais caras formas de se locomover de um ponto a outro da cidade.
A Europcar France desenvolveu a ação em três etapas. A primeira consistiu em substituir carros estacionados em diversos locais da cidade por uma sucata de acidentados. Próximo aos automóveis substituídos era deixada uma câmera escondida para captar a reação dos donos ao retornarem.
A segunda foi a parceria com uma rádio local, a mais ouvida na hora do rush, que atendia aos telefonemas ao vivo, como se fosse uma autoridade local pela redução do volume de carros na cidade, informando que o automóvel fazia parte do “plano de redução”.
O terceiro passo era contar a verdade, premiar os participantes com brindes da marca e divulgar o serviço da Europcar que oferece carros a preços mais acessíveis de acordo com as necessidades dos clientes.
As reações são imperdíveis e foram registradas no vídeo a seguir: