Experiência de Marca

Cariocas escolherão os eventos do aniversário de 450 anos

O prefeito Eduardo Paes quer que o carioca seja o protagonista das festas, e fique envolvido com elas desde o início. O canal para enviar sugestões já está no ar, basta acessá-lo e clicar em “Mande sua sugestão”, tanto de festejos quanto de “presentes”.

A cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos em março de 2015, mas as comemorações começam no dia 31/12/14, e só terminam em março de 2016. Em um ano e dois meses, haverá tempo para muitos tipos de festas, e quem vai elaborar esse calendário de eventos serão os cariocas.

O canal para enviar sugestões já está no ar, basta acessar o portal colaborativo Rio 450 anos e clicar em “Mande sua sugestão”, tanto de festejos quanto de “presentes”, como estão sendo chamados os projetos de longo prazo, que ficarão como legado, e podem ser em áreas como educação, cultura e urbanismo. As ideias serão analisadas, e, se aprovadas, levadas à votação popular.

O prefeito Eduardo Paes quer que o carioca seja o protagonista das festas, e fiquem envolvidos com elas desde o início. Por isso, o calendário de programação até agora são páginas em branco.

“Queremos festas singelas, de bairro, e não só megashows na Praia de Copacabana. Não vamos estender até agosto de 2016, mas queremos entregar uma cidade energizada para as Olimpíadas”, explica o presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero.

O decreto que institui o comitê já foi assinado pelo prefeito, numa cerimônia no Palácio da Cidade. Na ocasião, foi lançado também o edital de um concurso para a criação de uma marca para o aniversário da cidade.

O objetivo da prefeitura é que ela seja tão marcante quanto a do quarto centenário do Rio, comemorado em 1965. Podem participar da concorrência membros da Associação dos Designers Gráficos (ADG) e da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).

Um júri selecionará cinco finalistas, que ganharão R$ 15 mil cada. O mesmo júri escolherá entre eles a marca vencedora, que será divulgada no dia 29/04. Seu autor receberá R$ 125 mil pelo trabalho.

O dinheiro necessário para as comemorações será avaliado de acordo com o calendário a ser criado, e previsto no orçamento de 2015.