O aniversário de dez anos do programa Caravana do Esporte, promovido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a ESPN e o Unicef, será comemorado em grande estilo.
No dia 05/08, a partir das 10h30, na sede da ESPN Brasil, será apresentado um balanço da década de atividades e anunciada a entrada da The Walt Disney Company no projeto.
O evento terá a participação da presidente do IEE, a medalhista olímpica Ana Moser, Russell Wolff, vice-presidente executivo e diretor administrativo da ESPN International; German Hartenstein diretor geral da ESPN Brasil; Adriana Saldanha, diretora geral do Caravana do Esporte; e de Miguel Vives, vice-presidente sênior e diretor administrativo da Disney.
Fotos: Célia Santos.

“Estamos muito felizes com essa marca da Caravana do Esporte, mais uma ação de sucesso na tentativa de conseguir desenvolver uma cultura esportiva no País. É também uma oportunidade única para crianças conhecerem os ídolos e terem a chance de interagir, brincar e aprender com os atletas, tomando gosto pelo esporte.”, afirma Ana Moser, presidente do IEE.

“Esse é um momento histórico e não podemos deixar de celebrar. São dez anos de Caravana do Esporte, que já passou por 22 Estados e 90 municípios, sempre levando uma experiência transformadora e inesquecível para milhões de crianças e jovens, mas também para os milhares de professores. Nada melhor do que festejar esse marco com o privilégio de ter a Disney como nova integrante do projeto.”, afirma Adriana Saldanha.
A Caravana do Esporte é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Criado em 2005 pela aliança entre o Instituto Esporte e Educação, a ESPN Brasil e o Unicef, o programa reúne professores, atletas, instituições e organizações esportivas da sociedade civil.
O programa se traduz em ação de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, pela formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional e pela articulação política para a continuidade local por intermédio do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de Planos Estratégicos.
Com a Caravana do Esporte também acontece a Caravana da Música, que desenvolve atividades artísticas por meio da música, dança e teatro para as crianças e jovens das comunidades atendidas.
Até o final de 2014, a Caravana do Esporte passará por Amambaí (MS), em agosto, Porto da Folha (SE), em setembro, Conceição da Barra (ES), em outubro, São Paulo, em novembro, e Ribeira do Pombal (BA), em dezembro.
Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 2,5 milhões de crianças e adolescentes e 30 mil professores da rede pública de ensino de 90 municípios, em 22 estados brasileiros. Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef; considerando o baixo IDH – índice de Desenvolvimento Humano e baixo IDI – Índice de Desenvolvimento da Infância.

A metodologia é aplicada e coordenada pelo IEE, e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários jornalísticos veiculados na grade de programação do canal.
Nova Parceria
A chegada da Disney adicionará magia e um grande potencial inspirador. As crianças terão a possibilidade de experimentar atividades de entretenimento com a presença dos personagens da companhia nas atividades esportivas e musicais, a integração de talentos para guiar as atividades e a exibição de filmes.
“Entendemos que a nossa participação na Caravana do Esporte está totalmente alinhada com os nossos objetivos de cidadania corporativa, que internamente chamamos de Inspire-se. Ambos querem promover valores positivos e inspirar crianças e famílias por meio de atividades que estimulam a inclusão social e a vida ao ar livre. A Disney pretende com o Inspire-se, ser a empresa mais admirada no mundo, tanto pela integridade dos seus funcionários – inclusive como cidadãos – quanto pela qualidade excepcional das suas experiências de entretenimento”, afirma Miguel Vives.