Mais uma vez, a atenção dos motociclistas de todo o mundo se voltaram a Milão. A cidade do norte da Itália, na região da Lombardia, abrigou entre 07 e 10/11, a 71ª edição da Eicma (Esposizione Internazionale Del Motociclo), ou Salão de Motos de Milão, o maior evento do setor de ciclomotores e similares.
Foram números grandiosos. Mais de 1.400 expositores de diversos países distribuídos em mais de 130.000 m². É possível listar as novidades na casa das milhares, mas foi mesmo os lançamentos de novos modelos de motocicletas que atraíram milhares de visitantes ao belo pavilhão de Fiera Milano-Rho: foram quase duas dezenas de novas motocicletas, além das atualizações e modelos conceitos.
Como as marcas não economizaram em lançamentos, o Salão de Motos de Milão 2013 acabou transformando a Capital mundial da moda na Capital global das duas rodas, como aliás ocorre a cada edição. Alguns destaques foram:
Honda – Como novidade, a marca levou a Milão a CB 650F, substituta da antiga linha Hornet, que chega com motor de maior capacidade, além de novo visual naked.
Yamaha – Apostou no Tricity, um triciclo invertido (duas rodas à frente) para quem teme o padrão convencional, mas também adiantou mudanças na MT-09 e a estreia da MT-07, com motor de dois cilindros, 689 cm³ e 75 cv.
Kawasaki – Há estreia no espaço dessa outra grande japonesa: a Z1000 apareceu com visual modernizado e motor mais potente, de 142 cv.
BMW – Trouxe duas novas nakeds: a R NineT, criada para celebrar os 90 anos da marca no segmento e que possui motor boxer de 110 cv, e a S 1000R, versão desnuda da superesportiva S 1000RR. Também modernizou as diferentes versões da R 1200.
Ducati – A grande aposta da fabricante italiana foi na Monster 1200, nova naked com motor Testastretta 11°, de refrigeração líquida, que gera 135 cv de potência.
Harley-Davdison – Rendendo-se aos tempos mais modernos, a tradicional marca americana revelou a nova família Street, com modelos de 500 cc e 750 cc. Ambas possuem uma nova linha de motores V2 com refrigeração líquida, mas mantêm o estilo visual da montadora.
Triumph – O estande da marca inglesa apostou em modificações, como a Rocket III customizada, e séries especiais dos modelos estradeiros, aventureiros e também a recém-lançada Thunderbird LT, custom que lembra muito clássicos da Harley-Davidson.
KTM – A fábrica austríaca lançou sua linha RC, com esportivas de pequeno porte, formada pelos modelos 125, 200 e 390. Todas são equipadas com o mesmo motor monocilíndrico da linha Duke, porém com ciclística refinada. Outro destaque foi a versão final da Super Duke 1290R, uma bestial naked com visual radical e motor V2 de 180 cv.
MV AGUSTA – Bem que a montadora italiana tentou chamar a atenção ao lançar a Turismo Veloce 800, novo modelo sport touring de 800 cc, em um estúdio de costura no centro de Milão. Mas a grande sensação foi a apresentação da série limitada da F3 800, em homenagem ao 15 vezes campeão mundial de motovelocidade, Giacomo Agostini.
Fonte: Arthur Caldeira/nfomoto.