Experiência de Marca

RPC apoia 1ª Bienal do Livro Paraná

Curitiba (PR), será palco de um dos principais eventos literários do País. Entre os dias 1º e 10/10, a capital recebe a 1ª Bienal do Livro Paraná, no Estação Convention Center. Promovida pela Fagga | GL events, empresa responsável também pelas bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, a primeira edição do evento no Sul contará com o apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O grupo é o maior do Estado e conta com o Jornal Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Rádios Mundo Livre FM e 98 FM e RPCTV – afiliada à Rede Globo.

Curitiba (PR), será palco de um dos principais eventos literários do País. Entre os dias 1º e 10/10, a capital recebe a 1ª Bienal do Livro Paraná, no Estação Convention Center. Promovida pela Fagga | GL events, empresa responsável também pelas bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, a primeira edição do evento no Sul contará com o apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O grupo é o maior do Estado e conta com o Jornal Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Rádios Mundo Livre FM e 98 FM e RPCTV – afiliada à Rede Globo.

De acordo com Tatiana Zaccaro, gerente de Negócios da Fagga | GL events, essa conquista se deve ao reconhecimento da seriedade e amplitude da Bienal do Livro Paraná e de sua importância para a disseminação da cultura e incentivo ao hábito da leitura no Estado. “Além disso, a Fagga | GL events já conta com o apoio da Globo nas demais bienais realizadas”.

O gerente de marketing da unidade Jornais do Grupo RPC, Axeu Beluca, conta que a decisão de apoiar a 1ª Bienal do Livro Paraná foi, principalmente, pela proposta apresentada. “Recebemos um planejamento bem interessante do evento e também pudemos avaliar a seriedade pela experiência bem sucedida da Fagga em outros mercados”.

Beluca destaca ainda que a Bienal vai fomentar o desenvolvimento do conhecimento e irá contribuir na divulgação da informação. “São essas ações que difundem o nosso negócio e as ideias nas quais acreditamos”. De acordo com ele, o Grupo RPC estuda ações no evento para envolver seus assinantes. Além disso, usará seus veículos de comunicação para divulgar detalhes da bienal ao grande público.

Em 2010, o Grupo RPC comemora 50 anos e aproveitará o evento para contar essa trajetória. “Esse é um ano comemorativo para nós e, mais do que nunca, estamos buscando apoiar ações culturais e sociais que contribuam para o desenvolvimento do estado”, diz o gerente de marketing da RPCTV Marcos Franco. Além disso, ele revela que a Bienal do Livro Paraná será ideal para dois lançamentos de livros da emissora, um deles sobre a história da TV no Estado e da própria TV Paranaense e outro sobre o Paraná.

O jornalista Sandro Dalpícolo é o autor do título que resgata a história da TV no Paraná. Ele aborda a chegada da TV e das primeiras emissoras: TV Paranaense (RPCTV), TV Paraná (CNT) e TV Iguaçu (Rede Massa), nessa ordem. “Além disso, a publicação é uma forma de contar como começou a própria história da RPCTV. Pesquisei para mostrar como a emissora virou o que é hoje, líder em audiência e pioneira desde aquela época até agora. Um exemplo recente é a TV Digital, lançada no Estado pela RPCTV”, revela Dalpícolo. De acordo com ele, a obra é uma espécie de homenagem aos fundadores da RPCTV e aos ex-funcionários. “Quero mostrar que pioneirismo se faz com muito trabalho e quem foram os precursores desse sucesso, que começou há 50 anos com muitas limitações técnicas e hoje é a maior emissora de TV do Paraná”.

Outro lançamento da RPCTV é do jornalista Jorge Narozniak, que trata dos aspectos históricos do Estado. “Reuni depoimentos dos pequenos personagens da história paranaense. É uma espécie de bastidores dos tradicionais livros de história”, revela. Narozniak também utilizou material do programa Meu Paraná da RPCTV. “Temos anos de pesquisa que não caberiam no programa semanal de 15 minutos, mas que foram arquivados e farão parte do livro”, conclui.