Experiência de Marca

Coca-Cola em busca da comemoração

A promoção "Coca-Cola em Busca da 6ª Comemoração" chamou atenção pelo seu caráter inovador. Peça fundamental da campanha "Comemore do seu jeito", que teve o início de sua exibição na mídia tradicional na noite de 22/04, foi realizada exclusivamente pela internet, reforçando o pioneirismo da Coca-Cola em apostar neste canal de relacionamento com seus consumidores. A promoção conciliou ainda a interatividade das ferramentas digitais com o poder de mobilização das redes sociais.

A promoção “Coca-Cola em Busca da 6ª Comemoração”  chamou atenção pelo seu caráter inovador. Peça fundamental da campanha “Comemore do seu jeito”, que teve o início de sua exibição na mídia tradicional na noite de 22/04, foi realizada exclusivamente pela internet, reforçando o pioneirismo da Coca-Cola em apostar neste canal de relacionamento com seus consumidores. A promoção conciliou ainda a interatividade das ferramentas digitais com o poder de mobilização das redes sociais.

Até o dia 15/05, foram sorteados sete pacotes de viagem para África do Sul com direito a acompanhante. O detalhe é que este seleto grupo de torcedores brasileiros foi assistir nada menos do que a final da Copa do Mundo. Além disso, a promoção sorteou 50 PlayStations Portáteis Core, da Sony, com o jogo Fifa Soccer 2010.

Para participar não era necessário comprar nenhum produto. Bastava ter criatividade, popularidade e sorte. No site da Coca-Cola, os torcedores foram desafiados a colocar a imaginação em campo para criar a sua comemoração, controlando com o mouse os movimentos de um personagem virtual totalmente flexível. Em seguida, eles deveriam enviar suas comemorações para os amigos por e-mail ou redes sociais, pedindo votos. A cada dez votos, o participante acumulava um cupom para concorrer aos sorteios.

“Para esquentar a torcida para a Copa do Mundo da África do Sul, a Coca-Cola preparou duas atividades audaciosas. Um filme com uma avançada tecnologia 3D e uma inovadora promoção, que foi uma oportunidade única para o consumidor comemorar do seu jeito, na busca da chance de estar presente no que podia ser a sexta grande comemoração do Brasil nas Copas: o hexacampeonato. Além de dar o maior prêmio que já oferecemos em uma promoção on-line, que é estar presente em uma final de Copa do Mundo, a promoção usou uma tecnologia inédita no Brasil, que enriqueceu significativamente a experiência de participação”, comentou Luciana Feres, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Tecnologia

Desenvolvido pela agência Gringo, com participação técnica da Ci&T, a interface usada para a “Promoção Coca-Cola em Busca da 6ª Comemoração” utilizou uma tecnologia inovadora e inédita em atividades promocionais no Brasil. Teve como base a ferramenta open source Box2D, utilizada para simular fenômenos de física e dinâmica, como colisões, forças e gravidade, assim como no desenvolvimento de jogos para videogames e de aplicativos para smartphones.

Campanha

Apostando no alto potencial viral da ação por sua curta duração, alta relevância e diferenciação, o plano de mídia da promoção teve como principal fonte de divulgação a internet. Assinado pelas agências Gringo e JWT, a campanha on-line contou com forte presença nos principais portais da web, intervenções no MSN e peças diferenciadas para redes sociais, como Orkut e Facebook. Além disso, houve merchandisings na mídia tradicional para acelerar ainda mais o processo de divulgação, dada a curta duração da atividade.