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<!--:pt-->Brasil ganha três Leões de Prata em PR<!--:-->

Três Pratas para o Brasil. Esse foi o ótimo resultado em PR no Cannes Lions 2010. LiveAD, com o case "Bovap" (uma Bolsa de Valores Políticos - veja em http://www.bovap.com.br/), DCS/BOCA (com o trabalho "Eu já sabia", para a Olympikus) e F/Nazca, com o famoso case "Xixi no Banho", criada para a ONG SOS Mata Atlântica levaram os Leões para o País. Dos 44 Leões distribuídos, 11 foram de Ouro e 32 de Prata. O Grand Prix foi para o case Replay, de Gatorade, criado pela TBWA/Chiat Day, que também levou o prêmio máximo em Promo & Activation.

Três Pratas para o Brasil. Esse foi o ótimo resultado em PR (Relações Públicas) no Cannes Lions 2010.  LiveAD, com o case “Bovap” (uma Bolsa de Valores Políticos – veja em http://www.bovap.com.br/), DCS/BOCA (com o trabalho “Eu já sabia”, para a Olympikus) e F/Nazca, com o famoso case “Xixi no Banho”, criada para a ONG SOS Mata Atlântica levaram os Leões para o País. Dos 44 Leões distribuídos, 11 foram de Ouro e 32 de Prata. O Grand Prix foi para o case Replay, de Gatorade, criado pela TBWA/Chiat Day, que também levou o prêmio máximo em Promo & Activation.


Em 2010 o Brasil colocou oito finalistas em PR Lions, sendo que a campanha “Praia exclusiva à venda” concorreu por duas categorias.  Sete agências diferentes apareceram entre as finalistas: além das premiadas DCS/Boca, LiveAd (esta, dona do único PR Lions brasileiro do ano passado) e F/Nazca S&S, Santa Clara, Lew/Lara TBWA, Wundermann, e Sing Comunicação de Resultados também entraram no short list. Os EUA tiveram 13 peças,  assim como a Suécia. Ambos estão entre os três que mais inscreveram em PR Lions ao lado do Reino Unido, que emplacou oito trabalhos.

Lançado em 2009, o PR Lions tem como objetivo premiar o uso criativo da gestão da reputação por meio da construção e preservação da confiança e entendimento entre empresas e organizações, os indivíduos que delas fazem parte e os seus públicos de interesse (governo, imprensa, comunidade, fornecedores, etc).

Os finalistas são:

Mídia, Artes & Entretenimento:
BR- “Crying Strangers” – Sesc e Video Brazil (Sophie Calle Exhibition) – Santa Clara

Serviços Financeiros:
BR – “Bovap” – Souza Barros Stock Brokerage – LiveAd

Comunicação Corporativa:
BR – “Eu sabia” – Olimpikus (Comitê Olímpico Brasileiro) – DCS/Boca

Responsabilidade Social:
PT
“The marathon for water”
– Lidl – Leo Burnett Iberia

RP para Meio ambiente:
BR – “Xixi no Banho” – SOS Mata Atlântica – F/Nazca S&S
BR – “Praia exclusiva à venda” – Akatu – Lew/Lara TBWA

Melho uso das mídias sociais
PT – “Tyrannybook” – Anistia Internacional – Leo Burnett Iberia

Melhor lançamento
BR – “Campanha de lançamento do Windows 7? – Microsoft – Wunderman

Melhor uso das relações com a imprensa
BR – “Movimento dos sem namorados” – Par Perfeito – Sing Comunicação de Resultados

Melhor campanha integrada liderada por RP
BR – “Praia exclusiva à venda” – Akatu – Lew/Lara TBWA
(este nas categorias de Melhor Campanha Integrada liderada por RP e RP de Meio-ambiente).

O PR Lions recebeu este ano 571 inscrições de 51 países, o que representa um incremento de 32% em comparação com 2009. O júri, presidido por Paul Taafe, CEO da Hill & Knowlton, uma das maiores empresas de RP do mundo, foi composto por profissionais de agências e consultorias de relações públicas de todo o mundo. A jurada brasileira foi Rosana Monteiro, partner director da Ketchum Strategy. Os critérios de julgamento e seus respectivos pesos na nota final são quatro: estratégia, 30%; execução, 20%; criatividade e originalidade, 20%; documentação de resultados, 30%.

O primeiro grande vencedor do Grand Prix PR Lions foi a empresa de Turismo de Queensland, de Brisbane, Austrália com o case Best Job in the World. Os EUA também levaram quatro prêmios na primeira edição do Leão de RP.

O Brasil, que ano passado levou um PR Lion, é este ano o quarto país lusófono com maior número de inscrições na categoria: 42 trabalhos. Os EUA vêm em primeiro, com 82; Reino Unido em segundo, com 59; Suécia, sede do maior evento de RP deste ano, o World PR Forum, com 52. A Áustralia, veio à Cannes com 15 trabalhos, dois a menos que em 2009. E Portugal concorre com 13, o mesmo número do ano passado.