
A Oktoberfest de Blumenau mantém a tradição e realiza a sua 26ª edição. Inspirada na Oktober de Munique, a versão blumenauense nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. Sua primeira edição aconteceu em 1984.
Consagrada como a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest é confraternização de gente de todas as partes. Ela nasceu inspirada na maior festa da cerveja do mundo, a Oktoberfest de Munique, Alemanha, que deu seus primeiros passos em 1810, no casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia.
Na tradicional versão brasileira, 18 dias de folia e 18 noites de festa. Até quinta-feira (08/10), 214 mil pessoas passaram pela Oktoberfest no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Nos primeiros oito dias de festa, foram consumidos 193.958 mil litros de chope.
O Grupo RBS controla este evento desde 2007, administrando em conjunto com a Proeb, a comercialização e aproveitamento de ações promocionais pelos patrocinadores, especialmente da indústria da alimentação.
No último fim de semana (10 e 11/10), que antecedeu o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado ontem (12/10), a Oktober recebeu o seu maior público, entre 250 e 300 mil pessoas. A expectativa da organização é receber 700 mil pessoas na Oktober até o final da festa, que termina amanhã (18/10.)
A Oktoberfest mantém como tradição desfiles de grupos folclóricos pela Rua XV de Novembro. Quando “São Pedro” colabora, grupos folclóricos, bandas típicas e carros alegóricos da Oktoberfest se posicionam para percorrer o Centro de Blumenau ao som das marchinhas alemãs e aplausos empolgados dos espectadores.
Quando acontecem, os desfiles reúnem todos os ingredientes necessários para encantar e atrair os olhares dos blumenauenses e turistas: muita alegria, animação e entrosamento entre o público e integrantes dos blocos. Os foliões mais empolgados recebem chope, balas e até lanches dos grupos. E fica difícil saber quem se diverte mais: os que estão do lado de cá ou do lado de lá da cerca de proteção.
Com fotos de Franco Rodrigues – Grupo RBS