A operadora de telefonia móvel Oi divulgará sua marca pelos ares do Brasil por meio de uma parceria fechada com a TAM. Uma aeronave da companhia foi estampada apenas com o logotipo da operadora e deve levantar voo a partir da próxima semana.
Para a Oi, a iniciativa é uma boa oportunidade de divulgar a marca pelo Brasil a um custo relativamente pequeno, perto do que a operadora teria de investir em mídias convencionais para obter o mesmo retorno de divulgação. Para a TAM, a ação é uma maneira alternativa de obter receita.
A ação lança o novo programa de relacionamento da empresa, Oi Pontos, que permitirá que os pontos tradicionais de operadoras, geralmente revertidos em descontos na conta ou no aparelho, sejam também trocados em programas de pontos de companhias como a TAM, nos postos Ipiranga, hotéis da rede Accor, Livaria Cultura e Walmart. O site da campanha já está no ar, com o slogan “Você vai voar muito mais longe com a Oi”.
Esta não é a primeira vez, no Brasil, que uma empresa estampa sua marca em um avião para se promover. Em abril de 2001, por exemplo, a Gazeta Mercantil fez o mesmo em uma aeronave da Nordeste, então controlada pela antiga Varig. O avião, um Boeing 737-500, voou por seis meses com o logotipo do jornal. O caso ficou conhecido como a primeira experiência de marketing externo do setor aéreo brasileiro.