Na tentativa de trazer o Parque Ibirapuera “para dentro” do Pavilhão da Bienal, um jardim suspenso formado por 1,5 mil vasos de samambaia foi instalado em uma das áreas principais do evento. A ideia foi do diretor criativo da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, numa proposta de maior interação com o parque.

A empresária Ester Sneider, saiu de sua chácara em Atibaia, no Interior de São Paulo, para conferir o desfile da Neon e disse que não esperava encontrar tanto verde no interior do prédio. “Achei maravilhoso. Frequento a SPFW há pelo menos cinco anos e essa decoração é uma das mais bonitas que já vi. O ar até muda por causa das samambaias, o ambiente está mais fresco”, afirmou.
Pela primeira vez na Bienal para conferir a SPFW, o também empresário José Roberto Thomaz, acredita que o jardim de samambaias remete imediatamente à questão ecológica e da sustentabilidade. “De certa forma, é até obrigatório um evento como esse trazer qualquer detalhe ligado ao meio ambiente”, afirmou.
Além do jardim suspenso, a organização do evento incluiu outros elementos “ecológicos” em sua cenografia. Lixeiras espalhadas pelo prédio são feitas com papel reciclado e as paredes foram revestidas de papelão. O público presente ao evento também pode conferir plantas hidropônicas, que são cultivadas com uma necessidade menor de agrotóxicos.
Fonte: Simone Sartori