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<!--:pt-->Eventos mobilizam Curitiba em 2010<!--:-->

As empresas que trabalham com congressos, convenções e feiras estão esperando que 2010 seja um ano movimentado. Depois de um ano que começou em meio a uma crise econômica, com o otimismo dos empresários em baixa e os custos sendo cortados, e que teve, em sua metade, uma onda de gripe que obrigou o cancelamento ou suspensão de uma série de eventos, as empresas do setor, em Curitiba (PR), estão com boas expectativas, agendas cheias e até investindo em expansão. A ideia é acompanhar as estatísticas da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), que prevê um aumento de até 16% no volume de eventos este ano, no País.

As empresas que trabalham com congressos, convenções e feiras estão esperando que 2010 seja um ano movimentado. Depois de um ano que começou em meio a uma crise econômica, com o otimismo dos empresários em baixa e os custos sendo cortados, e que teve, em sua metade, uma onda de gripe que obrigou o cancelamento ou suspensão de uma série de eventos, as empresas do setor, em Curitiba (PR), estão com boas expectativas, agendas cheias e até investindo em expansão. A ideia é acompanhar as estatísticas da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), que prevê um aumento de até 16% no volume de eventos este ano, no País.

Shopping Estação Convention Center.
Estação Embratel Convention Center.

No ano passado, por exemplo, o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) teve 164 eventos listados em seu calendário, com cerca de 150 mil participantes. Os números foram baseados nas expectativas de público informadas pelos promotores. Para 2010, o CCVB já tem 28 eventos cadastrados, com expectativa para 33 mil participantes. Mas o calendário ainda está em elaboração.

No Estação Embratel Convention Center, a expectativa é grande para 2010, mesmo com a administradora do local considerando o ano passado bom, com cerca de 220 eventos realizados. “Isso, mesmo com o setor corporativo com o pé no freio e com a gripe”, diz o gerente geral do centro, Rodrigo Swinka. “Apesar dos percalços, foi dentro do esperado”, conclui. Ele lembra que 2008 foi um ano excelente para a empresa, mas 2010 e 2011 devem superar todos os anteriores, sendo os melhores desde que o centro abriu, há cerca de cinco anos.

Para este ano, a empresa espera um aumento considerável. “O segmento corporativo já está dando sinais de melhoria”, analisa o executivo. Como boa parte dos eventos – os de menor porte, no caso – é fechada com poucos meses de antecedência, Swinka ainda é cuidadoso ao apontar números. Mas diz que, no total, devem ocorrer em torno de 250 eventos no ano. Para ele, há bons sinais de que 2010 e 2011 sejam de números recordes, devido ao bom número de convenções de maior porte já marcadas. Tais eventos, explica ele, são agendados com bastante antecedência – de um ano e meio a dois anos, em média -, e sinalizam o que se deve esperar para o futuro.

Swinka informa que feiras e outros eventos são marcados com antecedência média de um ano, e eventos corporativos menores, como reuniões, convenções e até mesmo festas de fim de ano, são marcados de um a dois meses antes. Ainda assim, até a agenda de 2012 já foi aberta, no final do ano passado, com eventos em negociação. Para 2010, são 75 eventos confirmados por enquanto. Os meses mais movimentados são maio, no primeiro semestre, e outubro e novembro, no segundo. “Temos muito poucas datas nesses meses”, diz.

No Expo Unimed Curitiba, a expectativa também é boa, tanto que um projeto de ampliação está previsto para ser implantado até o final deste ano. A intenção é aumentar o espaço em mais dois mil metros quadrados, elevando o local da categoria média para de grande porte, com capacidade para receber até quatro mil pessoas de uma só vez. Parte da decisão decorre do fato de, em 2009, a empresa ter superado “com méritos”, segundo informa, a crise econômica e as turbulências relacionadas à gripe A.

A empresa Diretriz Feiras e Eventos também já está com seu calendário de 2010 pronto. No ano passado, a companhia promoveu dez feiras. Este ano, a programação tem pelo menos um evento a mais, sendo seis deles em Curitiba ou Pinhais, onde fica o centro de eventos Expotrade.

Otimismo

Para Swinka, o fato do setor empresarial estar motivado nesse período pós-crise tem tudo a ver com a recuperação. “O otimismo retornou e as empresas voltaram a investir”, afirma. O otimismo que está levando as empresas a organizarem mais eventos que no ano passado não fica apenas entre as contratantes. Segundo o executivo, o próprio grupo que gerencia o local decidiu trazer, também para Curitiba, a sua Bienal do Livro, marcada para os dez primeiros dias de outubro. “A expectativa é grande. Achamos que o mercado irá absorver muito bem o produto, que movimenta escolas e a cultura local”, observa. A realização da Bienal deve, de acordo com Swinka, aumentar bem as estatísticas de público. Só o evento deve atrair 200 mil pessoas, ajudando a elevar em 60% a 70% o público de 2009.