Experiência de Marca

Mudança em Cannes é histórica

Se você ler o trabalho e ouvir as conversas que ocorrem no Cannes Lions, você percebe muito rapidamente que o evento tem evoluído muito além da pura publicidade", disse Philip Thomas, CEO do Festival em 2010.

Publicado originalmente em 18/11/2010 ás 7am horário de Brasília – Os principais sites de comunicação e criatividade do planeta destacam hoje a mudança anunciada pelos organizadores de Cannes denominando o “Festival Internacional de Publicidade” para “Festival Internacional de Criatividade“. No Brasil, Promoview informou aos seus leitores em primeiríssima mão por meio da sua correspondente na Europa, Ariane Feijó.

Aliás, esta mudança foi amplamente destacada por Promoview durante a cobertura de Promo Lions na edição de 2010. Foi também a  Ariane Feijó que, à época, postou em primeira mão do Palais as declarações de Paul Taaffe, que saiu,  em nome das novas disciplinas, na defesa da mudança de nome, que agora acaba originando aquela que pode ser uma transformação histórica no maior festival de comunicação do mundo.

O movimento, expressado na nova denominação, vai muito além. Certamente mudará o comportamento de jurados e delegados na avaliação dos cases. Apesar de vir em transformação ao longo dos últimos anos –  Cannes Lions já buscava sair do  “quadrado” da publicidade agregando novas categorias a cada novo festival – a mudança na denominação consolida uma tendência e, agora, reflete a excelência criativa em todas as formas de comunicação.

Lançada em 1954, e originalmente conhecido como o Festival Internacional de Publicidade de TV e Anúncios, com somente Cinema sendo julgado, o Festival tem mudado significativamente nos últimos anos para contemplar todas as disciplinas e formas de comunicação criativa.

Em 2011, o júri internacional do Lions Prêmio tem treze categorias distintas: Film, Press, Outdoor, Cyber, Media, Direct, Rádio, Promo e Ativação, Design, PR, Cinema Craft, Titanium & Integrated e a nova Creative Eficácia.

“Se você ler o trabalho e ouvir as conversas que ocorrem no Cannes Lions, você percebe muito rapidamente que o evento tem evoluído muito além da pura publicidade”, disse Philip Thomas, CEO do Festival. “O forte crescimento de Promo, PR, Design, Media, mostra que Cannes já não pode ser descrita como sendo simplesmente“Propaganda”.
Muitos dos Grands Prix estão agora sendo atribuídos aos cases que têm por características a experiência, tecnologias, redes sociais, conteúdo gerado pelo usuário, serviços, eventos, formando um leque gigante. É importante que o Cannes Lions ofereça um evento mundial com relevância para a indústria e depois de ter ouvido comentários de muitos líderes da indústria, nós sentimos que agora é o momento certo para refletir verdadeiramente o que o Festival se tornou. “