Experiência de Marca

Brasileiros na África por conta de promoções e incentivos

Tudo começa num corredor de supermercado ou em uma reunião motivacional dentro da empresa e acaba no saguão do aeroporto. Nesta dinâmica de marketing promocional, cerca de cinco mil brasileiros estão embarcando rumo à África. Eles conquistaram o direito de viajar por participarem de promoções e ações de incentivos dentro das empresas.

Tudo começa num corredor de supermercado ou em uma reunião motivacional dentro da empresa e acaba no saguão do aeroporto. Nesta dinâmica de marketing promocional, cerca de cinco mil brasileiros estão embarcando rumo à África. Eles conquistaram o direito de viajar por participarem de promoções e ações de incentivos dentro das empresas.

Grupo de coordenadores preparado para orientar a torcida brasileira na África.

A Top Service, agência especializada em viagens de incentivo customizadas, é a representante oficial da Fifa para a venda de pacotes corporativos para a Copa do Mundo da África, e informa que até o mês de abril foram comercializados 90% dos pacotes, o que representa aproximadamente cinco mil passageiros. Nos últimos dez anos, a África do Sul se tornou um dos destinos de viagem de mais rápido crescimento no mundo. O turismo contribui com 7% a 8% do PIB nacional e emprega cerca de 3% de trabalhadores sul-africanos.

E, para oferecer aos seus clientes todos os detalhes sobre o país de destino e da viagem, a Top Service lançou um site guia sobre a Copa do Mundo e a África do Sul, o Torcida Brasil.


O portal é resultado de um amplo trabalho de pesquisa realizado pela equipe da agência, tanto no Brasil quanto em próprio território africano. O Torcida Brasil também será uma boa fonte de informação para a imprensa, que poderá obter senhas de acesso especiais. O internauta encontrará no portal um pouco da história da África do Sul, suas principais cidades e a distância entre elas, informações sobre sua cultura, os sabores especiais de sua gastronomia e ainda dicas de compras.

Há ainda um espaço dedicado exclusivamente ao Campeonato, com um histórico sobre a criação da Copa do Mundo e um breve relato de todas as Copas, desde 1930. Também nesse item é possível acessar todas as tabelas dos jogos da Copa da África 2010, com horários e locais das partidas. Os participantes das viagens de incentivo também terão acesso pelo portal ao roteiro completo, dados sobre as cidades visitadas, restaurantes, cardápios, horários dos jogos, bem como eventos e atividades extras.

Promoview foi conversar com Gilmar Pinto Caldeira, diretor da Top Service e um dos organizadores para saber mais sobre esta grande operação.

Promoview: Quantas pessoas estão embarcando para a África do Sul que foram premiadas em promoções? E em programas de incentivo?

Gilmar Caldeira: Estão previstos o total de 1,5 mil passageiros consumidores e 4,6 clientes corporativos: programas de incentivo e relacionamento.

Promoview: O número aumentou em relação ao último mundial?

Gilmar Caldeira: Está um pouco menor, na Alemanha foram cinco mil corporativos e dois mil consumidores, mas não podemos esquecer que a oferta hoteleira europeia é superior à africana.

Promoview: Qual a principal dificuldade em coordenar este tipo de campanha?

Gimar Caldeira: Controlar a animação e excitação do convidado.

Promoview: Todos os premiados fazem uso do prêmio?

Gilmar Caldeira: Com ínfimas e raras exceções por conta de saúde, ou problema familiar… nenhum vencedor dispensa um prêmio tão cobiçado como esse.

Promoview: A burocracia no Brasil para se tirar um passaporte é muito grande. Como se faz em situações como esta?

Gilmar Caldeira: Não, é muito simples e com o comunicado da viagem acelera-se o processo de emissão.

Promoview: Tem tempo hábil para verificar o histórico do ganhador, a fim de evitar que alguém que não possa deixar o País, por exemplo, seja um dos contemplados?

Gilmar Caldeira: Eles são analisados no decorrer da disputa de uma maneira geral, e faz parte da comunicação receber dados antecipados de documentação.

Promoview: Caso o Brasil não passe da primeira fase, o interesse neste tipo de ação promocional continua sendo o mesmo?

Gilmar Caldeira: Para a viagem não é tão simples devido ao calendário. Começamos as vendas em setembro de 2008, e geralmente as empresas compram a primeira fase, quando temos a garantia da participação do Brasil nos jogos…

Promoview: Um pequeno histórico da mecânica operacional da Top Service
.

Gilmar Caldeira: O time da Top (sócios e equipe) já participam de Copas do Mundo e Olimpíadas desde 1966 (nem todos é claro). Estamos enviando um staff de 200 pessoas para a África do Sul, temos um portal completo… talvez o mais completo da África, um time local de 60 pessoas e claro, toda uma retaguarda aqui no Brasil.