O presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, confirmou, no último dia 04/09, a suspensão de patrocínios a feiras e eventos ou novas ações de marketing. A medida faz parte da reavaliação do departamento após divulgação de um suposto esquema de desvio de dinheiro do banco (veja mais aqui).
Bandeira afirmou que uma nova reunião de diretoria estava marcada para 06/09, e que um auditor seria nomeado para atuar na superintendência de marketing. O Conselho de Administração do Banrisul também foi convocado.
A Polícia Federal prendeu, na noite de 03/09, mais uma pessoa na Operação Mercari, que investiga fraudes no Banrisul. O detido é Davi Antunes de Oliveira que, de acordo com a corporação policial, era o operador dos desvios de dinheiro em contratos superfaturados entre o Banco e as agências de publicidade DCS e SLM. Era ele quem organizava as empresas terceirizadas e os laranjas, disse o superintendente do órgão no Estado, delegado Ildo Gasparetto.
Além de Oliveira, já foram presos na ação policial o superintendente de marketing do Banrisul, Walney Fehlberg, o diretor da DCS Armando D’Elia Neto, e o sócio da SLM Gilson Stork. A Justiça informou que decisões sobre recursos com pedidos de soltura serão tomadas hoje (06/09).