Experiência de Marca

Aumenta impacto de materiais promocionais no PDV

O índice de impacto dos materiais promocionais e de merchandising no ponto de venda nos super e hipermercados brasileiros aumentou para 49%, em 2010, segundo a terceira edição da pesquisa do Popai Brasil "O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados", realizada em parceria com o Ibope Inteligência. Em 2004, o percentual era de 42%, e em 1998, 44%. O índice é ainda maior na pesquisa com estímulo. Neste formato, o índice de lembrança subiu para 69%.

O índice de impacto dos materiais promocionais e de merchandising no ponto de venda nos super e hipermercados brasileiros aumentou para 49%, em 2010, segundo a terceira edição da pesquisa do Popai Brasil “O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados”, realizada em parceria com o Ibope Inteligência. Em 2004, o percentual era de 42%, e em 1998, 44%. O índice é ainda maior na pesquisa com estímulo. Neste formato, o índice de lembrança subiu para 69%.

A corrida é pela eficiência dos materiais no PDV. Consumidor passa cada vez menos tempo dentro da loja.
A corrida é pela eficiência dos materiais no PDV. Consumidor passa cada vez menos tempo dentro da loja.

Promoview participou da apresentação da pesquisa, realizada no dia (06/10) em São Paulo, que trouxe novas informações sobre o perfil dos shoppers, os impactos dos materiais promocionais e de merchandising nos pontos de venda e os procedimentos de compra e planejamento de compra.

Na opinião de Chan Wook Min, presidente do Popai Brasil, “a compra está mais objetiva, as pessoas passam menos tempo no PDV. Mas apesar do tempo de permanência ter diminuído, a lembrança de ter visto material promocional aumentou. O comportamento do consumidor está mudando e eles estão mais suscetíveis às peças de comunicação nos super e hipermercados”, diz Min.

O levantamento mostra  que o tempo médio de compra é de 34 minutos e 34 segundos. Em 2004, o tempo era de 48 minutos, enquanto que em 1998 era ainda maior, 1 hora e 18 minutos.

Apesar disso, os consumidores continuam comprando mais itens do que o planejado. A compra efetiva chega a ser 125% maior que a planejada. Enquanto os shoppers têm em mente comprar cerca de 3,5 itens, eles acabam levando para casa 7,9 itens, em média. No entanto, o valor total da compra fica em linha com o gasto pretendido no momento anterior à compra.

A versão 2010 do levantamento está mais abrangente. O número de cidades passou de quatro (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo), para nove (foram incluídas Campinas, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto e Salvador), enquanto o número de lojas passou de 31 para 62. Assim como nos anos passados, foram realizadas 1860 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 70 anos, das classes A, B, C e D. O levantamento foi feito em dois momentos: antes e depois da compra.

Alguns números interessantes:

68% dos compradores de super e hipermercados são mulheres; 32% são homens;

22% são jovens (18 a 29 anos);

Continua o predomínio de mulheres no ponto de venda, em sua maioria casadas, porém a presença do público masculino vem crescendo e ganhando espaço no mercado;

72% dos consumidores preferem fazer compras perto de casa;

71% dos consumidores sabem o que vão comprar, mas somente 11% vão com lista de compras;

38% dos consumidores passeia pelos corredores, o restante vai direto nos corredores que abrigam os itens que desejam comprar;

125% dos itens comprados são itens adicionais que não estavam no planejamento inicial, porem com relação ao gasto, este acaba sendo o mesmo pretendido inicialmente;

O tempo médio de permanência no PDV para compra de reposição de até 8 itens é de 34 minutos;

O tempo médio de permanência na fila (check out) é de 5 a 11 minutos;

9% dos consumidores compram produtos no caixa enquanto esperam na fila;

49% das pessoas lembram de ter visto material ou ações de POP no PDV;

10% lembram de ter visto display x 7% na TV;

82% destes que viram o display no ponto de venda lembraram a marca que estava sendo exposta;

Compras de reposição geram maior freqüência na loja e menor tempo de compra;