Na Guiné Bissau, as mulheres têm de andar dezenas de quilômetros todas as semanas para ter acesso às coisas mais básicas, como água potável. Uma caminhada diária, equivalente a uma maratona. Mas aqui não há atletas e, muito menos, público a assistir. Sem glória, vencedores ou meta, esta é uma caminhada para e pela vida.
Alertados por este fato a ONG Vida (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) lançou em 2009, com o apoio dos supermercados LIDL, uma campanha de angariação de fundos que, inserida no Projeto Viva, pretende melhorar a qualidade das vida de cerca de 85 mil pessoas de São Domingos, região da Guiné-Bissau. E o objetivo final visava contribuir para o acesso permanente a um dos maiores bens essenciais à condição da vida humana: a água potável.
Para fazer o alerta, Maria Buinen deslocou-se da aldeia de São Domingos para mostrar ao mundo a sua rotina diária e participar na Maratona de Lisboa. E aqui não se tratou de uma competição atrás de uma medalha. De forma a mostrar, revelar e inspirar as pessoas, todo o país testemunhou os seus passos. Esta participação simbolizou o esforço das mulheres que percorrem a distância equivalente a uma maratona para terem acesso a um dos bens mais essenciais à vida. A Maratona de Lisboa é assim uma oportunidade de Maria partilhar a sua rotina com o mundo e convidar o mundo a acabar com esta rotina.
Esta campanha, feita pela Leo Burnett Iberia para a rede de supermercados Lidl, e foi finalista da categoria Promo & Activations – Responsabilidade Social no Festival Cannes Lions 2010.
Colaborou: Joana Brito/ Portugal.