Experiência de Marca

Campanha Maratona pela Água é prata em RP em Cannes

Na Guiné Bissau, as mulheres têm de andar dezenas de quilômetros todas as semanas para ter acesso às coisas mais básicas, como água potável. Uma caminhada diária, equivalente a uma maratona. Mas aqui não há atletas e, muito menos, público a assistir. Sem glória, vencedores ou meta, esta é uma caminhada para e pela vida.

Na Guiné Bissau, as mulheres têm de andar dezenas de quilômetros todas as semanas para ter acesso às coisas mais básicas, como água potável. Uma caminhada diária, equivalente a uma maratona. Mas aqui não há atletas e, muito menos, público a assistir. Sem glória, vencedores ou meta, esta é uma caminhada para e pela vida.

Alertados por este fato a ONG Vida (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) lançou em 2009, com o apoio dos supermercados LIDL, uma campanha de angariação de fundos que, inserida no Projeto Viva, pretende melhorar a qualidade das vida de cerca de 85 mil pessoas de São Domingos, região da Guiné-Bissau. E o objetivo final visava contribuir para o acesso permanente a um dos maiores bens essenciais à condição da vida humana: a água potável.

Para fazer o alerta, Maria Buinen deslocou-se da aldeia de São Domingos para mostrar ao mundo a sua rotina diária e participar na Maratona de Lisboa. E aqui não se tratou de uma competição atrás de uma medalha. De forma a mostrar, revelar e inspirar as pessoas, todo o país testemunhou os seus passos. Esta participação simbolizou o esforço das mulheres que percorrem a distância equivalente a uma maratona para terem acesso a um dos bens mais essenciais à vida. A Maratona de Lisboa é assim uma oportunidade de Maria partilhar a sua rotina com o mundo e convidar o mundo a acabar com esta rotina.

Esta campanha, feita pela Leo Burnett Iberia para a rede de supermercados Lidl, e foi finalista da categoria Promo & ActivationsResponsabilidade Social no Festival Cannes Lions 2010.

Colaborou: Joana Brito/ Portugal.