A campanha Bacardí Together é um dos dez cases brasileiros classificados para concorrer ao Facebook Studio Awards. A premiação é organizada pelo Facebook para eleger as melhores campanhas na plataforma, destacando aquelas que promoveram interações com os fãs, utilizaram criativamente os recursos do Facebook e envolveram um universo maior de ações em diferentes meios.
A campanha da Bacardí foi criada pela agência Router com o objetivo de aumentar o engajamento da marca online e offline. Ao final do período, em dezembro de 2011, a Fanpage no Facebook tinha mais de 181 mil fãs, o dobro da meta inicial. Durante a campanha, a Fanpage conseguiu uma das maiores taxas de engajamento no País: 140 mil pessoas falando sobre Bacardí.
A atriz Fernanda Paes Leme participou da primeira etapa, que começou em junho de 2011. A celebridade, na época com mais de 1 milhão e 200 mil seguidores no Twitter, sumiu do microblog por três dias como parte da ação, e voltou lançando a campanha Bacardí Together. Na segunda fase, entrou em jogo o Together Status, um aplicativo baseado em gamefication, pontuando os fãs que convidavam amigos para as baladas e faziam check-ins no Facebook Places em pontos de dose parceiros da Bacardí.
Nesse período aconteceram as Together Parties em Curitiba, Maringá e Florianópolis. Em oito finais de semana de blitz, milhares de pessoas foram impactadas e receberam tokens e brindes que incentivavam a degustação e direcionavam à Fanpage. Para potencializar a mensagem, a Router também foi responsável pela estratégia de mídia envolvendo sites, blogs, redes sociais, seeding, outdoors e rádio. A criação de conteúdo de qualidade pela agência foi outro pilar para o engajamento dos fãs convertidos na Fanpage.
A proposta do aplicativo Together Status é parte dos projetos de gamefication da agência para 2012. “A Router tem aplicado o conceito de gameficação, uma tendência há tempos estudada pela nossa área de inovação, em diversas ações para engajar consumidores e fãs. Nossa estratégia agora é oferecer essa expertise para alavancar as campanhas de mais clientes”, sinaliza Bruno Dollo, sócio-diretor da Router.
Atualmente, Router e Bacardí promovem a campanha Go Together, em comemoração aos 150 anos da marca, e a Fanpage caminha para a marca de 250 mil fãs.