A conscientização da população sobre o envelhecimento refletiu em doações que somam mais de R$ 45 mil, entre mantimentos e dinheiro, entregues à Casa São Simeão, em Blumenau (SC).
A campanha “Adote um Idoso” motivou o público a sentir na pele o envelhecimento por intermédio do simulador de idade avançada no site. A ação social foi lançada pela Seven Comunicação, em parceria com empresas da região, no dia 09/12, e se estendeu até o dia 29/02. O site foi visitado por 28.147 pessoas e a página do aplicativo teve 36,6 mil visitas neste período.
As doações em dinheiro foram de R$ 2.950, além de R$ 2,5 mil referente aos 50% do valor arrecadado com a vaquinha da Seven no leilão CowParade. O total doado foi de R$ 5.450. A quantia se soma a outras doações como alimentos, roupas, equipamentos, medicamentos, entre outros. Contabilizados, os donativos somam mais de R$ 40 mil. Ao todo, a campanha arrecadou mais de R$ 45 mil aos 65 idosos do Asilo São Simeão.
O administrador da Casa São Simeão, Roberto Lewin, avalia que além das doações o ganho foi em reconhecimento do trabalho realizado no ancionato. “As pessoas vieram conhecer a casa e algumas, inclusive, ofereceram trabalho voluntário. Todas as doações foram válidas”.
“A repercussão da campanha foi bastante positiva. Com as doações diversas, a Casa Simeão deixa de investir nesses mantimentos, podendo investir em outras prioridades”, afirma o diretor da Seven, Fábio Schmitz.
O envelhecimento na pele
A Morphy foi responsável pelo desenvolvimento do site www.adoteumidoso.com.br. O objetivo do endereço na Web foi sensibilizar as pessoas, convidando-as a sentirem na pele o envelhecimento através do simulador de idade avançada. O aplicativo permite que cada um faça uma viagem no tempo e se coloque virtualmente na mesma situação dos idosos. Basta inserir uma foto atual para visualizar as características físicas daqui a 30, 40 ou 50 anos.
Os apresentadores do Jornal do Almoço da RBS TV Blumenau, Bianca Ingletto e Joelson dos Santos, e o colunista Francisco Fresard (Pancho), do Jornal de Santa Catarina, foram os protagonistas da campanha. Eles apareceram em peças de TV, anúncios e outdoor.
De mãos dadas
A iniciativa privada uniu forças para ajudar os idosos da Casa São Simeão e sensibilizar a sociedade. A campanha “Adote um Idoso” leva a assinatura da Seven Comunicação, com a parceria da Morphy para o desenvolvimento do site. A RBS disponibilizou seus veículos para a veiculação da campanha e seus profissionais para estrelarem a campanha.
Os fornecedores parceiros Kado Digital Art, Kaffe Creative Studio, Balacobaco Produtora de Som, New Age Birô de Comunicação, Still Maker Estúdio Fotográfico, 3 por 9 Comunicação Visual e Núcleo de Mídia Exterior da Acib também participam desta campanha.