Duas camisetas lançadas pela Adidas, marca esportiva patrocinadora da Copa do Mundo de 14, em seu site americano, sobre o Mundial do Brasil causaram polêmica. As peças, segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, fariam alusão ao “turismo sexual” no País.
O governo brasileiro discorda dessa linha de produtos. “Não aceitamos o turismo sexual. Claro que as pessoas podem namorar durante a Copa, mas não queremos uma mercantilização disso”, avaliou Flávio Dino, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
Uma das camisetas pode sugerir que o coração estampado seja um “bumbum” de biquíni. A outra, apresenta a frase “Lookin’ to score”, que pode ser traduzida por “Em busca dos gols”, mas também pode significar “Se dar bem”, ou “Pegar garotas”, em gírias.
Em nota, a Embratur afirmou que “Repudia veementemente a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais”, e que está em contato com a Adidas para que a empresa retire as camisetas do mercado.