Luta contra mudanças climáticas

Malwee lança camiseta tecnológica que ajuda a eliminar CO2 do ambiente

Novo produto retém dióxido de carbono capturado do ambiente e o elimina na lavagem, contribuindo para o combate ao aquecimento global

A Malwee lançou uma nova camiseta chamada “Ar.voree”, com recurso que a faz capturar dióxido de carbono (CO2) do ambiente próximo do seu usuário, eliminando-o por completo após a lavagem.

A camiseta tecnológica foi desenvolvida como uma ferramenta pessoal de combate ao aquecimento global, haja vista que o CO2 é um dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas constantemente alertadas por especialistas.

Camiseta anti CO2 da Malwee foi feita em parceria com startup de Singapura, e chega no dia 22

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A camiseta “Ar.voree”, da Malwee, tem tecnologia que recolhe o CO2 do ambiente e o elimina seguramente após a lavagem (Imagem: Malwee/Divulgação)

De acordo com a Malwee, a camiseta que remove o CO2 do ambiente está prevista para chegar à loja online da marca — por onde será exclusivamente vendida – no dia 22 de maio, data esta na qual se comemora também o Dia Mundial da Biodiversidade.

O desenvolvimento da Ar.voree foi feito em parceria com a startup Xinterra, de Singapura. A empresa fez uso da tecnologia proprietária “COzTERRA” (advinda de uma empresa subsidiária homônima, cuja patente está em fase de registro), usada na aplicação de tecnologia avançada, como inteligência artificial (IA), em materiais têxteis e outros formatos.

“Acreditamos que a inovação é um dos caminhos mais eficazes para uma moda mais consciente e com menor impacto ambiental. Moda, tecnologia e sustentabilidade precisam caminhar juntas. E essa peça é um convite para que as pessoas também façam parte desse ciclo”, afirma Gregório Reis, Diretor de Marketing do Grupo Malwee.

Segundo a Malwee, a Ar.voree é o resultado prático — o primeiro, vale citar — de mais de dois anos de pesquisa da Xinterra/COzTERRA. Vale lembrar, a marca brasileira é, desde 2019, signatária da “Business Ambition for 1.5°C”, uma campanha alavancada pela ONU em prol da neutralidade global de carbono e limitação de alcance do aquecimento global até 2050.

Como o dióxido de carbono impacta o aquecimento global

O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás do chamado “efeito estufa”, um fenômeno natural que impulsiona o aumento gradativo de temperatura da Terra. O efeito em si é vital para a vida na Terra, pois gases como o CO2 retêm o calor reemitido pela superfície, mantendo o planeta aquecido.

No entanto, a mão humana tem perturbado drasticamente esse equilíbrio, com a queima em larga escala de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural) para energia, transporte e indústria, liberando o carbono aprisionado por milhões de anos, e o desmatamento que remove sumidouros naturais de CO2 e liberam o carbono armazenado nas florestas, são as principais causas desse aumento.

Por causa disso tudo, o CO2 se concentra na atmosfera, formando uma espécie de “cobertor” que armazena o calor na superfície Isso é o que chamamos de “aquecimento global”.

Por isso, soluções como a camiseta anti CO2 da Malwee contribuem com a redução do impacto deste aquecimento. A Ar.voree tem um tecido que, ao entrar em contato com o sabão líquido ou em pó durante a lavagem, faz com que o CO2 armazenado se transforme em bicarbonato de sódio, sendo eliminado de forma segura. Esse processo também recarrega os agentes de captura de gás na camiseta, permitindo que ela continue funcionando como um “filtro de carbono” a cada uso.

“Estamos dando início a uma nova era na moda. Ar.voree não é apenas uma camiseta. É um manifesto em forma de roupa. Queremos que o consumidor sinta que está vestindo propósito, inovação e transformação”, finaliza Gregório.

Quando ela chegar, a camiseta anti CO2 Ar.voree da Malwee estará disponível dos tamanhos P ao XGG. Em formato unissex, ela chegará de forma limitada no e-commerce da marca.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.