Experiência de Marca

Caminhões levaram o mkt promo para todo o lado em 2011

Para mostrar o nosso apoio às iniciativas mobile e sua integração com as novas tecnologias, resolvemos ser literais e trazer hoje o que vimos de melhor quando o assunto foi mobilidade no marketing promocional… Confira!

Faltando poucos dias para o fim do ano, temos a certeza que você, leitor do Promoview, já aprendeu a lição para 2012: independente das dúzias de tendências que estão sendo proclamadas por aí, a regra do jogo é apostar as fichas em ações relacionando promo e as tecnologias disponíveis. Móveis, de preferência, para atingir o cliente onde quer que ele esteja.

E se olharmos para trás, o efeito “mobile” hoje potencializado pelas redes sociais e smartphones, sempre esteve no nosso sangue. Assim como o artista, temos que ir aonde o povo está. Quanto mais tecnologia envolvida, melhor. Contanto, claro, que ela realmente seja usada de forma inovadora e honesta, do princípio ao fim. Para mostrar o nosso apoio às iniciativas mobile e sua integração com as novas tecnologias, resolvemos ser literais e trazer hoje o que vimos de melhor quando o assunto foi mobilidade no marketing promocional… Confira!

1. Caminhões-samplering de beleza: o exemplo da Fresh.com

Fresh Truck Experiential Marketing Activation

A empresa de cosméticos Fresh.com elevou o marketing de experiência a outro nível ao colocar pelas ruas de Nova York um caminhão que oferecia tratamento gratuito para os lábios. Além de apresentar um protetor labial “sem açúcar”, um gift certificate para compras online e samples do produto foram distribuídos. Na traseira do “batom-móvel”, uma tela ligada à internet onde as consumidoras poderiam navegar enquanto esperavam na fila para participar da ação, que andava de dez em dez pessoas.

2. Salão de beleza em movimento

Room Service Daily Candy Mobile Truck in Union Square, NYC

Na mesma linha do batom, um salão de beleza chamado “Beauty Bus” também fez sucesso pelas ruas de Nova York. Neste caso, era um salão que oferece serviços diferenciados. As mulheres entraram na fila para conhecer novos produtos, estilos de penteado, discutir seu estilo pessoal com estilistas de moda e receber make-ups e penteados de profissionais responsáveis pelo visual de grandes celebridades.

3. Programas de TV podem ir bem além da sala de casa…

Atualmente, quase todos os programas de TV têm uma extensão nas redes sociais. Esta ação da Sears para promover as suas linhas de roupas e acessórios esportivos, patrocinada pela Panasonic, continha Wi-Fi disponível aos fãs de futebol e integração com as redes sociais durante os jogos do Super Bowl. Os caminhões super tecnológicos ficavam localizados fora dos estádios, para que aqueles que não entraram pudessem assistir aos jogos próximos à adrenalina do campo.

4. Se os fãs não vão ao estádio, o estádio vai até os fãs.

O McDonald’s, em parceria com a EA Entertainment, também forneceu acesso diferenciado aos jogos da última Copa do Mundo em Nova York. A marca aproveitou a oportunidade para se aproximar dos fãs e passar sua mensagem de valorização aos esportes e alimentação balanceada.

5. Uma ação tradicional para lançar uma ideia inovadora

Uma das primeiras ações promocionais envolvendo iPad, nos EUA, foi realizada com o suporte de uma atividade bem tradicional. O briefing era o lançamento da inovadora revista Editions. Para promover o aplicativo que “lê os seus leitores” a ação criada pela Squared mostrava que dentro da Editions cabe praticamente tudo aquilo que nos é mais precioso e, mais do que isso, está constantemente atualizado. Um caminhão cheio de diversos objetos, circulou pelas ruas da Califórnia mostrando que a revista rastreia todo o conteúdo relacionado aos interesses do usuário, apresentando apenas o que ele quer ler. Junto do caminhão, promotores apresentavam a revista em iPads disponíveis para os consumidores.

6. Sala de cinema em qualquer lugar

O cineasta mexicano Raul Fernandez conseguiu transformar um caminhão numa moderna sala de cinema, com direito, além de pipoca e refrigerante, a sala de projeção com tecnologia 5D na qual exibe sucessos de bilheteria como Avatar e a série Harry Potter, dentre outras obras de estúdios como Warner, Disney, DreamWorks e Paramount. O Cinetransformer, como foi batizado, tem uma frota de quatro caminhões, de 42 a 92 assentos, que circula pelo México com uma equipe técnica. No Brasil, a empresa já passou por mais de 2.450 municípios. “Funciona quase que como um circo quando chega numa cidade, com a mesma mídia espontânea”, afirmam os organizadores do Cinetransformer.

7. O produto tem que ir onde o comprador está

Simples e impactante. Para provar aos compradores de atacado que os caminhões Ducato são por excelência os melhores para transporte de cargas, a Fiat fez uma ação interessante de ambiente na Turquia. Vários veículos foram colocados em prateleiras de lojas de venda por atacado, dando a impressão de estar “chegando” com estoques enormes de produtos.

8. Uma forcinha para a recarga de celulares em eventos

A Vodafone e a agência de marketing experiencial Ignite criaram o Vodafone VIP Recharge Truck para circular nos maiores festivais do Reino Unido durante o último verão. O caminhão passou por 11 destinos diferentes, oferecendo aos clientes da Vodafone a oportunidade de carregar seus dispositivos móveis gratuitamente. Os veículos de 44 toneladas podiam carregar até dois mil aparelhos ao mesmo tempo.

9. Arte e tecnologia aliadas para reunir fãs da Sprite

Mais de mil e quinhentas pessoas participaram da promoção da Sprite, realizada no estacionamento do PakShoppingBarigui, em Curitiba (PR), onde um caminhão de Sprite, da empresa Spaipa, foi grafitado por artistas plásticos em parceria com o público. A ação promocional aconteceu durante o último verão em várias localidades do Paraná.

10. O exemplo mais bem articulado do ano: o caminhão da Felicidade da Coca-Cola.

Não é por acaso que o melhor ficou para o final. 9 entre 10 profissionais de marketing vão citar a Coca-Cola como melhor exemplo de atividades envolvendo marketing e no caso do “marketing móvel” em 2011, não vai ser diferente. A ação promocional Caminhão da Felicidade, que percorreu várias cidades do mundo, foi um marco na interação com fãs dentro e fora das redes sociais. Com um simples toque no botão “aperte aqui” instalado no caminhão, brindes  foram distribuídos instantaneamente para quem participou da ação promocional. O caminhão ficava parado cerca de 30 minutos em cada ponto, tempo de sobra para espalhar a atividade. E, claro, compartilhar tudo nas redes sociais.