Seguindo o conceito de valorização à arte e de aproximação do público para apreciar eventos culturais, o Joinville Garten Shopping apresentou o projeto Sinfonia da Camerata Dona Francisca no dia de ontem (21/08), na praça de eventos. A apresentação reuniu várias peças musicais escolhidas pela orquestra de cordas em um concerto erudito aliado a sonoridades mais populares.
O projeto iniciou com o Kanon de Johann Pachelbel, para orquestra de cordas. Em seguida, foi interpretado o Concerto para Flauta e Orquestra La Tempesta di Mare, de Antonio Vivaldi, tendo como solista a flautista Lyzandra Gomes Axt. Na sequência, a orquestra executou o Divertimento em Fá Maior, do compositor Wolfang Amadeu Mozart, seguido das Cinco Miniaturas Brasileiras, do compositor Villani Côrtes. A parte final do programa foi dedicada a Pixinguinha e João de Barros com Carinhoso e Por uma cabeza, de Carlos Gardel, encerrando com Aquarela do Brasil, do compositor Ari Barroso.
Camerata Dona Francisca
A Camerata é integrada por 16 músicos. A direção musical desta série de apresentações foi de Voldis Eleazar Sprogis, formado e pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que além de coordenar as atividades do grupo, é professor de violino e viola e prática de orquestra da Escola de Música “Villa Lobos” da Casa da Cultura, de Joinville (SC).