Experiência de Marca

Café cobra por tempo e não pelo consumo em Londres

Poderia ser uma<em> pop up store</em>, uma ação de live marketing de marca de café, ou mesmo um tipo moderno de<em> focus group</em>. Mas não, é um novo modelo de negócio. Chegar em um café e comer e beber de graça tornou-se realidade em Londres.

Poderia ser uma pop up store, uma ação de live marketing de marca de café, ou mesmo um tipo moderno de focus group. Mas não, é um novo modelo de negócio.

Chegar em um café e comer e beber de graça tornou-se realidade em Londres. Pelo menos no Ziferblat, uma pequena rede de cafeterias russa situada na Zona Leste da cidade (388 Old Street).

O café intitula-se como “uma rede social da vida real” e embora não cobre pelo consumo, cobra pelo tempo que as pessoas permanecem lá dentro. O preço? três centavos de libra (3p) por minuto – algo como R$ 0,10.

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Espaço de “coffice” cheio de clientes (Foto: http://london.ziferblat.net/).

Ziferblat significa a face do relógio em russo e alemão (Zifferblatt). A ideia neste local é que os clientes peguem um relógio com alarme no balcão assim que chegam e registrem a hora de entrada. Ao sair, apresentam o relógio a um atendente e pagam pelo tempo que lá estiveram.

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Relógios à espera de clientes (Foto: http://london.ziferblat.net/).

À disposição de quem utiliza o café estão biscoitos, frutas e vegetais. As pessoas podem cozinhar os seus próprios alimentos na cozinha, servir-se numa máquina de café profissional ou pedir que algum funcionário o faça para si.

Podem, ainda, lavar a sua louça após comer, ou deixá-la na pia – muito embora boa parte dos clientes prefira lavar, o que poderá chocar alguns brasileiros que lerem esta notícia… Também há um piano disponível para quem quiser tocar.

O proprietário Ivan Mitin diz que já há alguns clientes frequentes, sendo que o espaço abriu em janeiro. Embora a rede já possua dez lojas na Rússia, ele acredita que os londrinos estejam mais preparados para este modelo, por já viverem intensamente o trabalho remoto, em modelo “coffice”, uma mistura de café com escritório. Por essa razão, explica, os clientes entenderam imediatamente o conceito.

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Detalhe do espaço Foto: http://london.ziferblat.net/).
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Clientes trabalhando e se divertindo (Foto: http://london.ziferblat.net/).
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A filha de um cliente ajudando na manutenção do espaço (Foto: http://london.ziferblat.net/).