Experiência de Marca

C&A pretende produzir com qualidade sustentável

A marca de lojas de departamento anunciou uma parceria com a Water Footprint Network para mapear todos os pontos de desperdício de água e encontrar soluções para este problema ambiental, prevendo mudanças para os próximos três anos.

Um dos símbolos da fast fashion (lojas de departamento), a C&A Foudantion anunciou uma parceria com a Water Footprint Network para mapear todos os pontos de desperdício de água e encontrar soluções para este problema ambiental.

Uma das ações já abordadas pela empresa holandesa é a redução de pesticidas no plantio do algodão de suas roupas, uma vez que com o método orgânico a quantidade do líquido utilizado é cinco vezes menor.

O mapeamento será feito em toda cadeia produtiva para identificar soluções viáveis, ambiental e economicamente, informou a marca, em nota. Com isso, será estudada a viabilidade de aumentar a produção do algodão de modo orgânico – produto cultivado nas 480 fazendas de propriedade da C&A na Índia. Atualmente 13% das roupas da marca são feitos com este tipo de material.

Outro aspecto que requer a atenção da empresa é a geração de água cinza que vem das roupas. Atualmente, trabalha-se com a ideia de reduzir a sujeira que as peças eliminam, canalizar esta água e ou viabilizar a reutilização do líquido sujo nas indústrias para limpar banheiros e chão.

O líder de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis da empresa, Phil Chamberlain, acredita que a pesquisa irá fornecer à marca dados importantes para a elaboração de estratégias para os próximos três anos.

“Para isso, estamos desenvolvendo diretrizes obrigatórias, instrumentos e treinamentos para os nossos parceiros, os produtores de algodão e operários”, explicou o executivo.