Venda casada é crime

Campanha do Burger King quer relembrar cinéfilos de um direito garantido por Lei

Jurisprudências em São Paulo garantem ao consumidor o direito de levar comida para as salas de cinema, mas nem todo mundo se lembra disso

Desde 2016, é permitido ao consumidor levar a comida que bem entender às salas de cinema, e a nova campanha do Burger King quer que o público se lembre disso (preferencialmente, levando uma refeição deles para o filme).

A batizada “BK no Cinema” é justamente uma ação de conscientização da marca de restaurantes fast food para lembrar os seus clientes do conceito de “venda casada” — este foi o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) à ação de empresas do setor de obrigarem clientes dos cinemas a comprarem comidas próprias deles (normalmente, a preços bem salgados) e se livrarem de refeições que tenham trazido de fora. Hoje, a prática é considerada crime.

Campanha de conscientização do Burger King vem com promoções de comida a preços mais acomodados

burger king comida cinema
Levar qualquer comida para o cinema é um direito assegurado ao consumidor, e nova campanha do BK quer reforçar isso com promoções (Imagem: Burger King/Divulgação)

A ideia da campanha não é apenas um levante ao direito do consumidor: o Burger King organizou uma série de promoções, com combos de comida e bebida, para garantir que os seus clientes possam aproveitar suas refeições completas dentro da sala de cinema. Veja todas abaixo:

  • 1 Balde de Batata + 1 Free Refill + 1 Sanduíche (Cheeseburger, Chicken Jr®, Whopper® Jr ou Rodeio) por R$ 34,90
  • 1 Balde de Batata + 2 Sanduíches (Cheeseburger, Chicken Jr®, Whopper® Jr ou Rodeio) + 2 Free Refill por R$44,90
  • 1 Balde de Batata + Onion Rings Média + 6 BK® Franguinhos por R$ 30,00
  • 2 sanduíches (Cheeseburger, Chicken Jr®, Whopper® Jr ou Rodeio) + 1 Balde de Batata por R$ 39,90
  • 1 Balde de Batata + 1 Sanduíche (Whopper®, Whopper® Vegetariano, Rodeio Duplo, Stacker Duplo Bacon, Big King, Cheddar Duplo, Chicken Duplo e Cheeseburger Duplo) por R$ 34,90

“Em um momento onde temos acompanhado o entusiasmo do público com os grandes lançamentos nas telonas, vide recordes de pré-venda, queremos reconhecer a importância de tornar essa experiência ainda mais completa. Por isso, criamos esta campanha com o objetivo de ressaltar um direito dos consumidores e que identificamos que muitos ainda não sabem”, destaca Igor Puga, em seu último projeto como CMO da ZAMP®, máster franqueada do Burger King® no Brasil.

“Queremos que nossos clientes tenham a liberdade de escolher e saborear seus produtos favoritos de onde quiserem — inclusive durante suas sessões de cinema. É muito mais do que uma campanha do BK®! É a tentativa de criar um movimento justo de conscientização, que adoraríamos ver apoiado por outras marcas.”

Igor Puga, CMO da máster franqueada ZAMP

A veiculação da campanha do Burger King também será acompanhada da alteração do menu em totens, nos restaurantes e apps ligados à marca: entre os dias 21 de maio a 10 de junho, todos os canais de venda do “BK” contarão com a nova opção “Para o Cinema”, além das já existentes “Para comer aqui” e “Para viagem”.

Fora isso, inserções nas redes sociais do Burger King e um vídeo no YouTube — visto acima — reforçarão o que diz a legislação sobre a presença de comida nos cinemas.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.