No próximo dia 25/01, feriado municipal que comemora os 459 anos da cidade de São Paulo, a Bunge Brasil, em parceria com o Instituto Triângulo, participará da sexta edição do evento Planeta no Parque, que acontece no Parque do Ibirapuera, Zona Sul da Capital paulista.
A empresa montará um posto móvel do programa Soya Recicla para que os paulistanos possam contribuir com o meio ambiente e trocar o óleo de cozinha usado por sabão biodegradável.
“Aquela pequena quantidade restante de uma fritura pode acabar indo para o ralo da pia e, assim, pode contribuir para impactos indesejáveis ao meio ambiente, além de entupir as tubulações. O mais apropriado é descartar o óleo de cozinha usado junto ao lixo orgânico ou encaminhá-lo para reciclagem. Essa atitude simples depende apenas da mudança de hábito das pessoas”, alerta Michel Santos, gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge Brasil.
Para minimizar os efeitos do descarte incorreto do óleo, a Bunge Brasil e o Instituto Triangulo criaram em 2006 o programa Soya Recicla. Hoje, ele conta com mais de mil postos fixos de coleta espalhados por São Paulo, formando uma das maiores redes de coleta voluntária do setor.
Para que o óleo usado seja totalmente aproveitado, a orientação é que o produto seja entregue no posto de coleta em embalagem limpa, preferencialmente de plástico (tipo garrafa PET, com tampa de rosca), devidamente fechada para evitar vazamentos.
“Para quantidades superiores a um litro, faremos a troca por sabão biodegradável. Mas, qualquer quantidade é bem-vinda. A ação individual e a consciência de uma atitude sustentável já são de grande valor”, reforça Michel.
No Parque Ibirapuera, além do posto de troca de óleo por sabão, a Bunge apresentará também um painel sobre o uso de água, abordando não apenas a questão da qualidade da água no meio urbano, que exige cuidados com o descarte de óleo usado, como também a utilização da água na agricultura.