Experiência de Marca

Brindes corporativos reforçam imagem institucional

Uma empresa que tenha visão de mercado e do uso do marketing para seu benefício e crescimento, investe em brindes personalizados para divulgar sua marca. Hoje, os  mais interessantes são os que tenham utilidade e que sejam usados no dia a dia de quem recebe.

Rodrigo Campos*

O ano de 2011 chega ao fim e nesta época, empresas de todos os segmentos e portes aproveitam para agradecer os bons resultados obtidos, conquistar novos clientes e abrir novas oportunidades de negócio.

Uma das formas mais tradicionais, e que produz ótimas lembranças, é presentear empregados, parceiros, clientes e prospects com brindes institucionais.

Existem no mercado inúmeras opções nesse segmento, que vão desde produtos alimentícios como panetones e cestas de Natal, até os mais conhecidos como canetas, calendários, agendas etc. A escolha do tipo de brinde vai depender do seu público e do ramo da empresa.

O mercado de brindes corporativos fica aquecido no final do ano, por causa da demanda das empresas, que aproveitam as festividades de Natal e Ano Novo para fazer aquele “agradinho” aos seus usuários. O mercado chega a crescer de 30 a 40% neste período.

A qualidade dos brindes é essencial para a empresa alcançar os objetivos e reforçar a imagem institucional. Ele é uma forma carinhosa de transmitir uma ideia e os valores da companhia aos consumidores. O preço do produto não importa muito. O melhor é saber usar a criatividade.

Uma empresa que tenha visão de mercado e do uso do marketing para seu benefício e crescimento, investe em brindes personalizados para divulgar sua marca. Hoje, os  mais interessantes são os que tenham utilidade e que sejam usados no dia a dia de quem recebe.

Os responsáveis pela compra devem pensar naqueles mimos que mais agradam o seu público-alvo. Uma simples caneta pode ter uma grande importância, já que toda vez que o cliente for usá-la, ele vai ver sua marca e recordará de quem o agraciou.

Como todos os anos, as novidades em brindes acompanham as tendências mundiais. Este ano, a demanda fica por conta dos brindes sazonais. São compostos por kits natalinos, panetones etc..

Outro tipo de brinde que deve fazer muito sucesso em 2011 são os usuais. Esse segmento tornou-se uma das preferências de mercado. Os brindes usuais sempre estão presentes no dia a dia das pessoas, como canetas, blocos de anotação, calendário, caneca, pendrive e outros.

Isto sem esquecer o lado ecológico, que deixou de ser moda e virou tendência. As empresas adoram esse tipo de brinde, pois a preocupação com o meio ambiente e a questão da sustentabilidade são temas muito debatidos atualmente.

Investir em brindes é uma estratégia de marketing e traz muitos benefícios como: fidelização do cliente, exposição da marca, credibilidade e que, no futuro, pode reverter em novas vendas e conquista de novos clientes.

Para as empresas que desejam agradar todos os seus públicos e reforçar a imagem institucional, é um investimento que vale a pena.

*Rodrigo Campos é assessor comercial e de marketing da Link Portal da Comunicação.